ESTRUTURAS

Globo unifica áreas, TI está adiantada 42481z

 TV Globo, Globosat, Globo.com, DGCorp e Som Livre deve virar uma única empresa. 5xo37

27 de setembro de 2018 - 05:58
Candidato, a Globo é uma só!

Candidato, a Globo é uma só!

O Grupo Globo quer transformar a TV Globo, Globosat, Globo.com, DGCorp e Som Livre em uma única empresa, um processo que na área de TI da organização já está adiantada.

A união das empresas foi anunciada para os funcionários nesta segunda-feira, 24, dentro de um projeto chamado  “Uma Só Globo”, relata o Meio e Mensagem. A iniciativa terá consultoria da Accenture.

A Editora Globo/Infoglobo/Valor Econômico e o Sistema Globo de Rádio não fazem parte do projeto.

De acordo com o comunicado, assinado pelo presidente executivo do Grupo Globo, Jorge Nóbrega, a proposta da companhia é “ir na direção da integração de equipes e estruturas, desenvolvimento de novas áreas de competência, criação de novos negócios e busca de novas receitas”.

Para coordenar o projeto “Uma Só Globo”, a diretoria do grupo escolheu Rossana Fontenele, atual diretora-geral de planejamento e gestão da TV Globo e também líder do Projeto Uma Só Tecnologia, criado pelo grupo para organizar a distribuição das novas ferramentas tecnológicas a serviço das empresas da casa. 

Em março, o Baguete trouxe uma reportagem com Bruno Martins, líder da então recém criada diretoria de Aplicações da TV Globo, explicando como foi feito o trabalho de unificar as seis diferentes áreas de TI que atendiam a organização sob um comando único desde 2014.

A nova TI da TV Globo funciona organizada em “células” focando em temas nos quais é necessária evolução contínua, como mobilidade comercial, entretenimento e no fluxo de produção do jornalismo da emissora. 

O número de células vai aumentar daqui para a frente, mas o modelo tradicional de trabalhar com tecnologia seguirá funcionando quando fizer sentido, dentro do que o Gartner chama de TI Bimodal.

Provavelmente, as áreas de TI das diferentes organizações envolvidas no “Uma Só Globo” serão integradas a esse método. Uma dentro delas, no entanto, deve oferecer mais complicações.

A Globo.com tem uma operação de desenvolvimento de software sediada no Tecnopuc, parque tecnológico da PUC-RS em Porto Alegre.

Ela foi aberta em 2015, e, na época, era a primeira operação da Globo.com fora do Rio de Janeiro, onde estão sediados sites G1, globoesporte.com, gshow, Ego e Techtudo.

Criado em 2011 pelas Organizações Globo, a Globo.com é um dos 10 sites mais ados do Brasil.

Leia mais 6z23s

CAIXAS

Soares deixa TI da Saque e Pague 3k455f

Há 2440 dias
PROCESSOS

Accenture gere contratos com Pipefy 2x3866

Há 2474 dias
PARQUES

Oracle terá operação no Tecnopuc 106x45

Há 2555 dias
GESTÃO DE TI

Rede Globo põe fichas na agilidade 2j4d5c

COLABORAÇÃO

Globo adota Polycom para videoconferências 2j1t15

DIGITAL

Tubino, ex-Accenture, está na Totvs 6x3z2i

MOVIMENTO

Ex-Accenture assume TI na Triad a2t3i