Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Smiles fará IPO. Foto: Flickr.com/pomeu
A Gol anunciou nesta quinta-feira, 28, o IPO (oferta pública inicial de ações) da Smiles, empresa controlada da companhia para oferta de seu programa de milhagens e fidelidade.
Conforme fato relevante divulgado pela aérea, a expectativa é que as ações ordinárias sejam itidas à negociação no Novo Mercado de Governança Corporativa da BM&FBovespa.
A oferta ainda está sujeita à concessão dos registros pela CVM e a condições de mercado.
O Smiles soma, atualmente, mais de nove milhões de membros.
A negociação das ações do programa de fidelidade da Gol é uma ação sequente à concorrente TAM, que abriu o capital de sua divisão de milhas e pontos, o Multiplus, ainda em 2010.
O programa era, desde 2009, uma unidade de negócios independente e controlada da TAM.
As ações tanto da TAM quanto do Multiplus são controladas pela holding TAM SA.
A Gol também seguiu a TAM no estabelecimento do programa de fidelização como empresa independente: enquanto a segunda o fez ainda em 2009, a segunda só transformou o Smiles em companhia única no ano ado.
O Multiplus foi um tanto além e, em 2012, assinou contrato com a canadense Aimia para criar a Companhia Brasileira de Serviços de Fidelização.
O negócio resultou em uma t venture com investimento estimado em US$ 50 milhões para istrar programas de fidelidade para diversos setores.