CARAS

Gol terá embarque biométrico no Rio d1x18

Tecnologia usada é da startup paulista FullFace Biometric Solutions. 3ur5x

30 de maio de 2019 - 05:15
Paulo Palaia, diretor de TI da GOL e da GOLlabs. Foto: Divulgação.

Paulo Palaia, diretor de TI da GOL e da GOLlabs. Foto: Divulgação.

A Gol começou a oferecer o serviço de embarque por biometria facial no país, inicialmente como um piloto em um portão no aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro.

A empresa é a primeira aérea brasileira a fazer o check in por reconhecimento facial. A tecnologia usada é a da startup paulista FullFace Biometric Solutions.

O projeto foi desenvolvido por especialistas do GOLlabs, laboratório de inovação da companhia.

Com o novo serviço, não será necessário ter em mãos o cartão de embarque em papel ou smartphone para ar a aeronave. 

O cliente precisará, apenas, posicionar-se em frente ao totem de reconhecimento facial, localizado ao lado do portão de embarque e, com uma foto, será feita a verificação de segurança com os dados da viagem e liberada a entrada no avião.

Para garantir o reconhecimento biométrico individual é necessário, antes da viagem, a realização de um cadastro prévio pelo aplicativo.

O reconhecimento facial é um desdobramento do Selfie Check-in, que registrou mais de um milhão de check-ins em um ano.

"Esse novo serviço vai automatizar o processo de embarque, garantindo agilidade e aprimorando a experiência dos Clientes que viajam com a GOL. Ficamos orgulhosos em ser pioneiros na criação desse serviço no Brasil", diz Paulo Palaia, diretor de TI da GOL e da GOLlabs.

O GOLlabs foi criado no ano ado é a "startup interna" da Gol. A ideia é desenvolver projetos de maneira ágil dentro do GOLlabs, para que, uma vez validados, eles em para o e da TI da companhia.

A nova empresa está instalada em um prédio separado na sede da GOL, localizada dentro do aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

A FullFace Biometric Solutions é uma startup quente no mercado de biometria facial brasileiro, que está em alta, com diversos projetos entrando em funcionamento. Um setor que está aderindo em peso é o de bancos e fintechs, como uma forma de aumentar a segurança e digitalizar a operação.

No ano ado, a companhia recebeu um investimento do Fundo Primatec, que aplicou R$ 5 milhões na empresa. Em 2016, ela entrou na lista das cinco Cool Vendors do Gartner, que aponta startups promissoras.

A FullFace integra a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/Ipen - Cietec. Em seu site, a empresa lista alguns clientes de peso como C6Bank, Vivo, Sem Parar, Accenture.

Leia mais 6z23s

BIOMETRIA

Banco PAN usa reconhecimento facial 464f2i

Há 2223 dias
SEGURANÇA

Itaú adota reconhecimento facial 443mq

Há 2229 dias
IA

SulAmérica usa biometria facial em aplicativo 5nr2u

Há 2261 dias
SAÚDE

Paraná Clínicas adota biometria facial 5i3g5e

AEROPORTO

Uruguai tem embarque biométrico 2kd6w

STARTUP

FullFace recebe aporte de R$ 5 milhões 5b3y5o

FACES

SPC usa biometria da o Digital 64243o

CARAS

Nubank: biometria da o Digital 1o4hj