
Paulo Palaia, diretor de TI da GOL e da GOLlabs. Foto: Divulgação.
A Gol começou a oferecer o serviço de embarque por biometria facial no país, inicialmente como um piloto em um portão no aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro.
A empresa é a primeira aérea brasileira a fazer o check in por reconhecimento facial. A tecnologia usada é a da startup paulista FullFace Biometric Solutions.
O projeto foi desenvolvido por especialistas do GOLlabs, laboratório de inovação da companhia.
Com o novo serviço, não será necessário ter em mãos o cartão de embarque em papel ou smartphone para ar a aeronave.
O cliente precisará, apenas, posicionar-se em frente ao totem de reconhecimento facial, localizado ao lado do portão de embarque e, com uma foto, será feita a verificação de segurança com os dados da viagem e liberada a entrada no avião.
Para garantir o reconhecimento biométrico individual é necessário, antes da viagem, a realização de um cadastro prévio pelo aplicativo.
O reconhecimento facial é um desdobramento do Selfie Check-in, que registrou mais de um milhão de check-ins em um ano.
"Esse novo serviço vai automatizar o processo de embarque, garantindo agilidade e aprimorando a experiência dos Clientes que viajam com a GOL. Ficamos orgulhosos em ser pioneiros na criação desse serviço no Brasil", diz Paulo Palaia, diretor de TI da GOL e da GOLlabs.
O GOLlabs foi criado no ano ado é a "startup interna" da Gol. A ideia é desenvolver projetos de maneira ágil dentro do GOLlabs, para que, uma vez validados, eles em para o e da TI da companhia.
A nova empresa está instalada em um prédio separado na sede da GOL, localizada dentro do aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
A FullFace Biometric Solutions é uma startup quente no mercado de biometria facial brasileiro, que está em alta, com diversos projetos entrando em funcionamento. Um setor que está aderindo em peso é o de bancos e fintechs, como uma forma de aumentar a segurança e digitalizar a operação.
No ano ado, a companhia recebeu um investimento do Fundo Primatec, que aplicou R$ 5 milhões na empresa. Em 2016, ela entrou na lista das cinco Cool Vendors do Gartner, que aponta startups promissoras.
A FullFace integra a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/Ipen - Cietec. Em seu site, a empresa lista alguns clientes de peso como C6Bank, Vivo, Sem Parar, Accenture.