
O app tem notícias, integração com a rádio Grêmio Umbro e vídeos da GrêmioTV. Foto: Lucas Uebel/Grêmio.
O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense lançou oficialmente nesta sexta-feira, 4, o novo aplicativo móvel do clube.
A Ilegra foi a responsável pelo desenvolvimento do app e pela integração das equipes internas do Grêmio e dos fornecedores que participaram do projeto: Mohva (design), Mavetec (integração de sistemas) e Processor (provedor de serviços de computação em nuvem).
A ferramenta substitui o antigo app do Grêmio, feito pela Netco, que ficou no ar entre 2013 e 2015.
O aplicativo da Netco é um sistema padrão utilizado por diversos clubes do mundo, como Corinthians, Fluminense, PSG, Monaco, Hertha Berlin, e inclusive o Internacional, grande rival do Grêmio.
“Pelo app anterior ser padrão entre muitos clubes, optamos por lançar uma ferramenta própria, que permite ao Grêmio atender às necessidades e demandas específicas com mais possibilidades de recursos e customização”, explica Beto Carvalho, diretor de marketing do Grêmio.
Nos dois anos em que esteve ativa, a ferramenta do Grêmio com a Netco atingiu cerca de 115 mil s.
“Com o novo app, a expectativa é alcançar o mesmo número de 115 mil s em apenas dois meses. O aplicativo está nas lojas do Google e da Apple desde novembro de forma experimental e, mesmo sem nenhuma divulgação, já foi baixado 24 mil vezes”, relata Carvalho.
Em sua primeira versão, o app disponibiliza notícias gerais sobre o clube, informações institucionais, integração com a rádio Grêmio Umbro nos dias dos jogos, vídeos do canal do Grêmio no YouTube e transmissões ao vivo de treinos e apresentações de jogadores.
Além disso, a ferramenta possibilita que o torcedor se associe ao clube diretamente pelo app.
O clube tem planos de incluir novas características na ferramenta gradativamente, como venda de ingressos, check-in e check-out dos jogos, entre outras.
“O novo app será continuamente aprimorado, apresentando quinzenalmente novas funcionalidades e serviços. Hoje, a área de compra de ingressos direciona o usuário para o site da Arena, mas no futuro o processo será feito dentro do aplicativo”, completa Harrison Vianna, Gerente de Relacionamento do Grêmio.
A partir de um contrato com a Footstats, o Grêmio também irá colocar no app as estatísticas relacionadas aos resultados dos jogos, como número de cartões, es certos e errados e finalizações.
Criado em 2004, com a união da Round Sunday com a SkySoftware, o Footstats é líder no Brasil em estatísticas de futebol. A solução acompanha mais de 50 campeonatos de futebol anualmente, incluindo os latino americanos e europeus.
Entre os clubes que utilizam as informações da Footstats estão Atlético-MG, Corinthians, São Paulo e Palmeiras. O sistema também é utilizado pela imprensa, atendendo a veículos como Globosat, ESPN, Jornal Extra e Band.
Outra fonte de informações para o app no futuro poderá ser a SAP, fornecedora da tecnologia de inteligência de futebol utilizada pelo Grêmio desde o ano ado.
O PlayerPortal, baseado na tecnologia Match Insights, é um software que fornece informações de jogo em tempo real.
“A inserção de alguns dados da SAP no app, como mapa de calor do jogo, por exemplo, será estudada. No entanto, é preciso uma análise maior por questões estratégicas e contratuais”, acrescenta Vianna.
A Ilegra atua como integradora Google, fábrica de software, entre outros produtos. A companhia fechou o ano de 2014 com um faturamento de cerca de R$ 20 milhões, crescendo 21% sobre 2013.
Para 2015, a empresa ainda não divulgou os resultados oficiais, há uma estimativa de crescimento de aproximadamente 30%.