SEGURANÇA

Grupo paranaense ataca sites do Governo da Bahia 706152

Mais de 20 portais foram hackeados, incluindo insultos ao governador e à vacina. 183s3c

20 de janeiro de 2022 - 16:34
Rui Costa, governador da Bahia. Foto: Camila Souza/GOVBA

Rui Costa, governador da Bahia. Foto: Camila Souza/GOVBA

O site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e outros 20 portais do governo do estado foram hackeados na madrugada desta quinta-feira, 20, em ataque que teve a autoria assumida pelo PrCyberMafia, suposto grupo de hackers do Paraná.

Segundo o G1, o o ao portal exibia, durante a última madrugada, uma mensagem de cunho político comparando a violência na Bahia ao Rio de Janeiro, criticando Rui Costa (PT), governador do estado, e a vacina contra a Covid-19.

“Estado da Bahia virando um Rio de Janeiro 2.0 e o governador desse lixo preocupado com a terceira dose da vacina!! Rui Costa, vai tomar no seu c* seu petista nojento! Vacina da Covid não protege de bala de 762 não!”, escreveu o hacker identificado como Shawty Boy.

Na publicação, o grupo ainda afirmou ter o "máximo respeito aos profissionais de segurança pública".

Outro portal atingido foi o da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

Em nota, o governo estadual da Bahia disse que a Secretaria da Segurança Pública (SSP), através da Polícia Civil e com o apoio da Superintendência de Inteligência, já iniciou as investigações sobre o ataque.

Segundo a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), onde ficam hospedados os sites, não houve alteração da estrutura interna dos portais das secretarias, órgãos e empresas estaduais. 

Também não foi diagnosticado o, vazamento ou apagamento de dados públicos. Técnicos da instituição também atuam para identificar a origem do ataque e solucionar o problema.

Os sites atacados foram temporariamente desativados e devem ser reativados ao longo do dia. Na tarde desta quinta-feira, 20, o portal da SSP-BA segue fora do ar, sendo redirecionado para o endereço do governo do estado.

Segundo a Folha de Boa Vista, o hacker que assumiu o ataque já havia realizado invasões na Secretaria Estadual da Fazenda de Roraima (Sefaz-RR), na Prefeitura Municipal de Boa Vista e no Governo do Rio de Janeiro, além das prefeituras de Suzano (SP) e Contagem (MG).

Leia mais 6z23s

SEGURANÇA

XLabs barra ataque a grande data center 2w3j63

Há 1225 dias
AMBIENTES

Fortlev: proteção para TI e TO com Fortinet 3o6z2e

Há 1226 dias
REFORÇO

Bannwart assume Netskope no Brasil x6o2c

Há 1227 dias
CALIENTE

Hackers trocam site da Localiza por pornô 2e311

PLAYER

Red Unit: segurança para pequenas 2b2p36

CASE DE SUCESSO

Veja como a Teletex ajudou o Banco da Amazônia 4j143w