
Empresa existe desde junho do ano ado, após a divisão do antigo Grupo Carvalho em duas redes diferentes. Foto: Pixabay.
O Grupo R Carvalho, rede de supermercados com atuação no Piauí e Maranhão, adotou a infraestrutura de tecnologia em nuvem da Oracle para agilizar a operação de suas 25 lojas.
Com o foco em manter a posição de liderança no mercado, a empresa avaliou como inviável a criação de um data center próprio e encontrou como solução implantar a Oracle Cloud.
Segundo o Grupo R Carvalho, a migração gerou ganhos de produtividade, segurança e disponibilidade das lojas, agilizando as informações para o negócio.
Anteriormente, o time de TI liberava os sistemas de uma nova loja em 15 dias. Agora é possível fazer, em quatro dias, a adaptação do processo de faturamento, a liberação e homologação de banco de dados e servidores.
Com a estabilidade proporcionada, os períodos dos plantões para monitoramento dos sistemas também foram reduzidos.
A nova realidade ainda fez com que o time de TI asse a se envolver com assuntos menos operacionais e mais de inovação, como a criação de novos serviços.
Em breve, a empresa deve lançar um serviço em conjunto com um comércio eletrônico, mas não revela mais detalhes.
Após a implantação da Oracle Cloud, os custos com tecnologia reduziram em 30% e as vendas cresceram em 18%.
Os resultados também chegaram aos caixas dos supermercados, reduzindo em cerca de 95% as reclamações dos consumidores sobre lentidão, quedas de cartão e travamentos de compras.
Toda a integração foi realizada em uma semana e, durante a migração para o ambiente da nuvem, a empresa afirma que continuou mantendo o ritmo das operações.
“Empresas como o Grupo R Carvalho, que pensam constantemente em inovação e em levar os melhores serviços aos seus clientes, estão no caminho certo e com grandes oportunidades e vantagem competitiva no mercado”, ressalta Ricardo Buffon, diretor sênior de tecnologia da Oracle Brasil.
O Grupo R Carvalho existe desde junho do ano ado, após a divisão do antigo Grupo Carvalho em duas redes diferentes. O negócio inicial foi fundado em 1986 e faturou R$ 1,5 bilhão em 2018.