
Eduardo Pugliesi, diretor de BI da Sonda IT. Foto: divulgação.
O grupo Sotreq, revendedor Caterpillar no Brasil, investiu em um projeto de Business Intelligence com a ajuda da Sonda IT, implantando plataformas analíticas e de mobilidade da SAP na empresa.
De valor não divulgado, a solução chegou para atender a necessidade de disponbilizar informações gerenciais de forma simples para os executivos de alto escalão do grupo, na sede em Belo Horizonte, assim como nas filiais em todo o país.
Antes da implantação, a empresa contava com um sistema desenvolvido internamente, em que as informações estavam concentradas em relatórios para áreas operacionais e restringia-se ao e de consultas financeiras.
No novo projeto, a Sonda IT utilizou as soluções de BI da SAP para estruturar uma solução que fosse implementada em fases, baseando-se na customização que traçava os dados que cada área precisava ter o.
O primeiro o, segundo Eduardo Pugliesi, diretor de BI da Sonda IT, foi disponibilizar um de resultados mobile, trazendo indicadores, como as vendas bruta e líquida, os lucros e os prejuízos dos últimos dois anos, fazendo um comparativo do que foi realizado versus o orçado.
"Com a entrega do primeiro para dispositivos móveis, ficou visível o aumento da representatividade do BI dentro da Sotreq, que ganhou adeptos como Carl Alfred Orberg, presidente da empresa", afirma Pugliesi.
Segundo o diretor de Tecnologia da Informação da Sotreq, Marcos Castelo, o projeto trouxe, de forma simples, a possibilidade de maior precisão e velocidade na tomada de decisão.
“O auxílio da mobilidade gerou um ganho substancial junto às áreas de negócios da empresa, aumentando a confiabilidade e facilitando a discussão sobre os indicadores, além de diminuir o tempo de construção e tabulação de dados para acompanhamento diário", comenta.
A agilidade no o, ainda segundo Pugliesi, também ampara o fluxo de análise da informação. “Com o uso dessas tecnologias, é possível obter a informação, analisá-las e encaminhá-las para o próximo nível dentro do processo”, finaliza o executivo.