.png?w=730)
Hélio Costa.
A Grvppe, uma empresa paulista com 25 anos de atuação em sistemas de gestão, quer emplacar um novo player no país: a Acumatica, uma empresa americana de ERP na nuvem, de quem acaba de se tornar representante exclusiva no Brasil.
Fundada em 2008, a Acumatica tem 8 mil clientes, 450 funcionários e escritórios em sete países.
Os planos da Grvppe são de fazer uma "entrada suavizada" no primeiro ano, tendo como foco uma entrada gradativa nos segmentos de serviços, revendas, distribuição, projetos, manufatura, retail, e e-commerce.
"Sabemos que a curva de aprendizado de qualquer solução toma um pouco de tempo. Desta forma com escopos mais reduzidos criamos a base de conhecimento necessária para expansão", afirma o CEO da Grvppe, Hélio Costa.
De acordo com Oscar Ibarra, gestor de parcerias estratégicas da Acumatica, o produto deve competir no mercado brasileiro principalmente com ofertas focadas em pequenas e médias empresas como o Netsuite, da Oracle; o Business One, da SAP, além de outras soluções como Dynamics 365 e Sage Intact.
A Grvppe conhece esse mercado, tendo feito 240 implementações no Brasil, sendo a maioria delas de sistemas de gestão da Microsoft, como Business Central e o AX, além de algumas com o Netsuite.
Dos produtos listados por Ibarra, o grande competidor é o B1 da SAP, que já está no mercado brasileiro desde 2005, tem 7 mil implantações no país e uma rede sólida de revendedores, muitos deles com centenas de projetos entregues.
A NetSuite chegou ao Brasil em 2009, quase 10 anos depois de ser fundada na Califórnia, por meio da catarinense SuitePlus, então sua parceira exclusiva no país.
O produto começou a aparecer mais depois de ser comprado pela Oracle por US$ 9 bilhões em 2016.
A partir daí começaram a acontecer mais movimentações no canal brasileiro, com projetos sendo divulgados com alguma frequência, empresas aderindo no canal e inclusive uma compra local da Oracle, mas não se sabe o quanto isso refletiu na base total de clientes.
Sobre a quantidade de implementações dos sistemas de gestão da Microsoft se sabe igualmente pouco. A Sage tem feito movimentações para decolar por meio de parceiros no país, mas ainda está no começo.
Ibarra listou os concorrentes multinacionais da Acumatica, mas a verdade é que o segmento de sistemas para pequenas e médias empresas no Brasil é largamente dominado pela Totvs, seguida de longe por outras empresas nacionais com grandes bases, como a Senior, por exemplo.
Emplacar um novo competidor nesse mercado é um desafio e tanto.