ROBÔS

GS1 Brasil adota RPA da IBM 3p614r

Em projeto da Visual Systems, a empresa teve 80% de ganho no tempo gasto em rotinas repetitivas. 4r6k69

13 de outubro de 2022 - 08:40
Silveraldo Mendes, diretor de relacionamento com o associado da GS1 Brasil. Foto: Divulgação

Silveraldo Mendes, diretor de relacionamento com o associado da GS1 Brasil. Foto: Divulgação

A GS1 Brasil, associação brasileira focada na área de automação comercial, implantou uma solução de automação robótica de processos (RPA, na sigla em inglês) da IBM, em um projeto liderado pela Visual Systems.

O RPA começou a ser implantado no início de 2021. Já em setembro, foi iniciado o trabalho em funcionalidades financeiras e gerenciamento de tarefas istrativas.

Segundo a organização, o investimento total na tecnologia foi inferior a R$ 400 mil em aquisição de licenças e manutenção, gerando retorno em apenas quatro meses.

O sistema é responsável por realizar todos os processos que não envolvem análise de documentos para identificar o representante legal da empresa, como filiação com atribuição do prefixo GS1, reativação e cancelamento de associados, e o recadastramento, emissão, prorrogação e cancelamento de boletos.

Há um ano em funcionamento, o RPA já realizou 17 mil atividades istrativas e respondeu 19,7 mil e-mails, uma média de 1,650 mensais. 

Antes, essas ações eram realizadas manualmente, levando cerca de 15 minutos. Com o novo sistema, a empresa realiza as tarefas em três minutos, o que gerou 80% de mais rapidez.

“São mais de 37 mil interações do robô processadas em um ano e mais de 6 mil horas trabalhadas, o que proporcionou uma evolução enorme para a equipe, que ou a trabalhar em ações menos repetitivas e mais estratégicas e decisivas”, explica Silveraldo Mendes, diretor de relacionamento com o associado da GS1 Brasil.

Em 2014, a empresa já havia implantado o sistema de CRM da Microsoft com a Smart Systems, iniciando a coleta de dados a serem aproveitados pela organização. Mais tarde, em 2019, foi adotado o chatbot da TakeBlip, companhia especializada em sistemas do tipo.

“O CRM foi o embrião da nossa transformação digital, que segue em ritmo acelerado com o RPA nos auxiliando em tarefas repetitivas, cuja tomada de decisão é logica. As tarefas repetitivas consumiam tempo e não agregavam ganho na personalização do relacionamento”, analisa Mendes.

Para o futuro, a empresa estuda aderir à Inteligência Artificial em tarefas de decisão.

Como o RPA auxilia a empresa em atividades istrativas internas, o próximo o será utilizar os robôs para arem bases de dados externas confiáveis e oficiais através de APIs, a fim de agilizar as rotinas operacionais, como aponta Mendes. 

Fundada em 1983 e com sede na capital paulista, a GS1 é conhecida por ser a entidade por trás dos padrões dos códigos de barras no Brasil. 

No Brasil, seus associados chegam a 58 mil em diversos setores e representam 36% do PIB nacional.

A empresa atua em mais de 150 países ao redor do mundo e fornece soluções para 25 setores da economia.

Já  Visual Systems acumula 25 anos de mercado, com sede em São José do Rio Preto, em São Paulo, e especialização em ITSM, Datacenter, Cloud e Infraestrutura.

Leia mais 6z23s

VAGAS

Ajinomoto: RH com RPA e Gupy 1m5041

Há 983 dias
AUTOMAÇÃO

Cresol: RPA com AutomationEdge 133c5m

Há 1003 dias
TRIBUTOS

ISA CTEEP: RPA fiscal da Gomara 4c4g

Há 1110 dias
REMARCAR

CEO da IBM: é hora de subir o preço g413z

NUVEM

Accesstage: transferência de arquivos com IBM e3j55

STORAGE

Global Gate: projeto inédito com IBM 6l4t6g