A Guberman, software house com sedes em Vitória e Fortaleza, lança uma versão do Frota SaaS, software para gestão de frotas, especificamente voltada ao setor público.
Com oferta baseada em cloud computing, a promessa da companhia com a nova solução é fazer a gestão de frotas a um custo médio de R$ 10 por veículo.
A ferramenta conta com recursos para gerenciamento de combustível, manutenção, licenciamento, sinistros, multas, pneus, estoque, faturamento, entre outros.
A novidade traz funcionalidades próprias para frotas públicas, como a gestão de pool de veículos, ou seja: gerenciamento das solicitações de carrps que ficam à disposição dos servidores.
Gestão de contratos de manutenção e de locação de veículos, entre outros recursos, também estão inclusos.
“A ideia é democratizar o o e trazer economia para um segmento que, apesar de ser o maior frotista do país, ainda não utiliza softwares para gerenciar seus gastos com frotas que incluem caminhões, ambulâncias e veículos alugados”, afirma o diretor comercial da Guberman, Sérgio Guberman.
Segundo o executivo, a falta de interesse por essa tecnologia costuma ter dois motivos: um, o próprio desconhecimento dos benefícios que traz; e, dois, as restrições do orçamento público.
“Com a computação em nuvem, o fator alto custo já não vai mais ser um empecilho”, comemora Guberman.
A nova solução, segundo ele, tem preço bem mais ível porque foi desenvolvida em ambiente web, dentro do conceito de software como serviço, e permite aos órgãos públicos pagarem por veículo cadastrado, eliminando as licenças de uso.
Gastos com hardware, servidores, backups, estações e taxas de manutenção também caem para zero.
“Além disso, a segurança e o sigilo absoluto dos dados são outros diferenciais garantidos. Hospedado em data center de padrão internacional, o sistema tem disponibilidade de 99,9% de tempo e 100% de proteção”, acrescenta o diretor Comercial.
Para finalizar, ele destaca que a tecnologia da solução é aberta, permitindo a integração com outros sistemas de gestão do mercado, ferramentas de automação de abastecimento (CTF, Goodcard e Ticket Car, por exemplo) e sistemas de automação de pedágios (Sem Parar, Via Fácil), entre outros.
A aposta da Guberman no mercado público não é de hoje.
A companhia já atende a nomes como Banco Central, Companhia Hidro Elétrica do São Franciso (Chesf), Polícia Militar do Amazonas e Samu, entre outros.