MAIS DE 51%

Hardware obsoleto em alta nas empresas 152w5h

24 de julho de 2014 - 11:29
Ainda dá para usar.

Ainda dá para usar.

O índice de dispositivos ultraados ou obsoletos nas redes corporativas é o maior dos últimos seis anos, segundo aponta pesquisa divulgada pela consultoria internacional Dimension Data.

De acordo com o relatório anual Network Barometer Report 2014, mais de 51% de todos os 74 mil aparelhos - avaliados em organizações variadas em 32 países - estão agora envelhecidos.

De acordo com a Dimension Data, dispositivos envelhecidos são aqueles que já não são vendidos, mas que ainda contam com e técnico do vendedor e com e de fornecedores limitado. Geralmente são aparelhos com três a cinco anos de uso.

Já os dispositivos obsoletos já não contam com e técnico. Estes aparelhos possuem, no mínimo, cinco anos ou mais de uso.

Além disso, 27% de todos os devices foram considerados atrasados em relação ao ciclo de vida dos produtos e no ponto onde o fornecedor começa a diminuir o e.

A empresa publicou um gráfico para ilustrar a obsolescência dos equipamentos, separando por verticais e detalhando o índice de equipamentos comprados desde 2011 e as empresas que renovaram seus dispositivos até este ano.



Segundo Raoul Tecala, diretor de desenvolvimento de negócios para redes da Dimension Data, nos últimos anos o percentual de dispositivos atrasados aumentou, mas a suposição geral era de que um ciclo de revitalização da tecnologia era eminente.

"Apesar disso, nossas informações revelam que as organização estão enxugando seus ativos de rede por mais tempo do que o esperado", observou Tecala, apontando que muitas empresas ainda mantém dispositivos que já não são mais vendidos e/ou que já não contam mais com e técnico.

De acordo com Tecala, existem forças por trás dessa tendência. Após as crises econômicas globais, as organizações estão mantendo o foco na redução de custos – particularmente reduzindo os investimentos em despesas de capital (Capex).

Outro ponto, também ligado à parte de redução de custos, o uso de TI como serviço está cada vez mais em voga entre os CIOs. Novidades como redes definidas por software (SDN) estão tirando boa parte do "peso" do hardware e otimizando performance através dos softwares.

“Esperamos que o aumento de cloud computing, mobilidade e do número de “coisas” conectadas irá colocar uma pressão adicional sobre a rede e sobre os clientes que terão de voltar os olhares às suas arquiteturas de rede, e não aos dispositivos individuais”, explica Tecala.

Regionalmente , as Américas, Ásia Pacífico e Europa mostram crescimentos no percentual de aparelhos envelhecidos e obsoletos, enquanto a Austrália, e Oriente Médio e África (MEA) parecem ter melhorado ligeiramente em relação ao ano ado.

No ano ado, a Austrália e MEA mostraram percentuais elevados (acima de 50%) de devices envelhecidos e obsoletos comparado aos números das Américas (37%), Europa (41%) e Ásia Pacífico (44%).

“Muitos desses aumentos podem ser explicados pela macroeconomia. Gastos com redes estão muitas vezes ligados às condições econômicas de cada região: ela diminuir em períodos lentos e acelera quando há crescimento”, avalia o diretor.

Três verticais apresentaram grandes aumentos: serviços financeiros (13%); governo, saúde e educação (11%); e provedores de serviços e telecomunicações (33%).

Na opinião de Tecala, a tendência é de que as organizações invistam mais na otimização de suas arquiteturas internas do que em renovação de seus parques de hardware por uma questão de evitar obsolescência.

"No geral, vemos organizações se tornando mais econômicas em suas abordagens, e mais dispostas a arriscar a ficar com dispositivos ultraados em prol da diminuição de gastos. Não há nada de errado com as organizações enxugarem seus ativos pelo maior tempo possível, sujeito a normas organizacionais e políticas de conformidade assim como planos de arquitetura de redes que atendam as necessidades dos negócios", declarou o diretor.

Leia mais 6z23s

INK E SLIDE

Adobe entra na área de equipamentos 3u6c2h

Há 3992 dias
FIRE PHONE

Amazon apresenta o seu smartphone 6a2e1x

Há 3992 dias
INCLUSÃO

RS: cidades digitais terão R$ 6 milhões 54u2m

Há 3986 dias
CARREIRA

Ex-Intel tem desafio na divisão PC da HP 1q5y60

SOLUCIONA TI

Telefônica: aluguel de TI para PMEs 2l165y

INCUBADORA

Empresas do Midi devem crescer 63% 3v2v

PROCESSADORES

IBM: US$ 3 bi em nova geração de chips 5s5h64

EXPANSÃO

Vasco: diretor de negócios no Brasil 2h201i

SEGURANÇA

Pisa implementa soluções da McAfee 5u2546