Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Nota 10. Foto: flickr.com/photos/md2
A Heineken quer transformar os consumidores em fiscais dos seus pontos de venda através de um aplicativo que dá pontos convertíveis em brindes em troca de avaliações.
Disponível para Android e iOS, o aplicativo Delegates será divulgado com displays informativos, contendo um QR Code com link para o aplicativo em 2 mil bares parceiros.
O app foi criado pela Lukso – Story & Strategy e a Pixellabs.
Após efetuarem o cadastro com nome, e-mail e senha, os consumidores poderão ganhar pontos sempre que fizerem um check-in e avaliarem os lugares cadastrados pela Heineken, respondendo a um pequeno questionário.
“A inovação está no benefício mútuo entre a cervejaria, que ganha uma nova base de pesquisas, e o consumidor, que pode ganhar uma série de prêmios de uma maneira divertida e interativa”, comenta Daniela Cachich, diretora de marcas da Heineken Brasil.
Para avaliar um estabelecimento, o consumidor deve identificar o bar em que está presente usando o sistema de geolocalização. Caso não encontre o lugar, o jogador tem a opção de identificar o estabelecimento por meio de leitura de um QR Code.
O jogador pode ainda enviar um comentário sobre o bar, incluindo até mesmo uma foto sobre algum item que ele gostaria de ressaltar.
O sistema recompensa a diversidade, dando sete pontos por uma primeira avaliação e três pontos por uma repetida. Não vale fazer avaliações contínuas do mesmo lugar. Cada interação precisa estar separada por quatro horas. O mesmo local só pode ser pontuado 15 vezes por mês.
Existem 15 brindes disponíveis, variando entre uma sacola, trocável por 55 pontos e uma chopeira, por 585.
Para se ter uma ideia do comprometimento necessário para obter um brinde: um consumidor teria que visitar e avaliar oito bares diferentes para ganhar o brinde mais fácil. Já o mais difícil exigiria 83 visitas, o que, numa média bem comportada de uma ida ao bar por semana, totaliza quase um ano e meio.