
José Fernandes, novo presidente e CEO da operação da América Latina da Honeywell. Foto: Divulgação
A Honeywell, multinacional estadunidense de produtos de consumo, serviços de engenharia e sistemas aeroespaciais, promoveu o brasileiro José Fernandes ao cargo de presidente e CEO da operação da América Latina.
O executivo substitui Manuel Macedo, que irá deixar a companhia, a partir de janeiro.
Fernandes entrou na Honeywell em 2018, assumindo a posição de vice-presidente global e presidente da América Latina do negócio de materiais e tecnologias de desempenho (PMT, na sigla em inglês).
Com a promoção, o executivo mantém a função, que será transferida para uma nova unidade a partir de 2024, chamada de soluções de energia e sustentabilidade (ESS, na sigla em inglês).
Antes da Honeywell, Fernandes atuou na ABIMAQ, como membro do conselho e presidente da CSMEPS, e na Amcham-Brasil, no setor de assuntos comerciais.
O executivo também lista uma agem de sete anos na Dover Corporation, como presidente da América Latina, e outra de 21 anos na Rohm and Haas, onde entrou como analista de contabilidade e chegou a presidente do Brasil.
Outras experiências de Fernandes incluem a Dow, como diretor de negócios de tintas e construção da América Latina, e a United Way Brasil e ABIQUIM, como membro do conselho.
Fundada em 1906, a Honeywell tem sede em Charlotte, na Carolina do Norte. A companhia possui aproximadamente 110 mil funcionários em todo o mundo, incluindo mais de 19 mil engenheiros e cientistas.