
Chander João Turcatti irá comandar a gestão do projeto. Foto: Divulgação
O Hospital Dona Helena, instituição de saúde privada de ville, Santa Catarina, anunciou que irá abrir um escritório de inovação no Ágora Tech Park, parque tecnológico localizado no Perini Business Park, maior empreendimento empresarial da cidade, visando se aproximar de startups.
As operações da unidade devem iniciar entre abril e maio deste ano.
A gestão do projeto será comandada por Chander João Turcatti, que entra como coordenador de inovação do hospital.
O profissional tem 14 anos de experiência na área da saúde, com formação em Tecnologia e Gestão Empresarial.
Turcatti trabalhou no Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, um dos seis hospitais de excelência do Brasil, como gestor da consultoria.
No Dona Helena, seu desafio será o de implementar um novo modelo de gestão da inovação.
"Estamos construindo um centro de inovação que respeite os 105 anos do hospital, mas não perca o timing da inovação ofertada pelo mercado e de nossas iniciativas de protagonismo em saúde de alta complexidade. O Dona Helena faz um movimento totalmente diferente do que se verifica em todos os outros hospitais", diz Turcatti.
De acordo com ele, as iniciativas de inovação darão espaço para criação de cinco eixos de atuação.
"O primeiro está vinculado ao protagonismo, ou seja, atuaremos na alta complexidade da instituição e nas demandas do mercado para ações em saúde utilizando práticas de Inteligência Artificial e nanotecnologia para tratamentos e prevenção", explica.
O segundo eixo é o tradicional, o qual será responsável por atuar nas áreas assistenciais e istrativas do Hospital para estimular a inovação interna.
"Outro eixo de atuação será a Incubadora Dona Helena, que deverá se tornar um centro de inovação aberta para startups e parceiros para desenvolver e validar ideias e soluções, fomentando o ecossistema regional e até nacional de inovação em saúde", diz Turcatti sobre o terceiro eixo.
Há, também, o eixo do programa de apoiadores, os quais serão instituições de tecnologia e de outros segmentos que queiram utilizar a estrutura do Dona Helena para a realizar POCs (Prova de Conceito) e MVPs (produtivo viável mínimo) de suas startups.
"Nesse eixo, estamos construindo iniciativas com empresas de cloud, SaaS, IA, machine learning, indústria farmacêutica, desenvolvimento de software, hardware, arquitetura e engenharia, telecomunicações, monitorização e relacionamento com o paciente", finaliza.
No quinto e último eixo, o Saúde Parceira, o hospital irá atuar junto à comunidade assistencial de Santa Catarina, recebendo demandas e incentivando a inovação junto a hospitais de pequeno e médio porte, públicos ou privados, sem custos para essas instituições.
Com 105 anos de história, o Hospital Dona Helena é um dos quatro hospitais de Santa Catarina que estão entre os 100 melhores do Brasil.