SAÚDE

Hospital Santa Cruz aposta no desenvolvimento interno 2r6e61

No último ano, a instituição criou novos sistemas para gestão de leitos e automatização de processos.  86c57

11 de dezembro de 2018 - 16:57
O Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba. Foto: Divulgação.

O Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba. Foto: Divulgação.

O Hospital Santa Cruz, instituição de saúde particular de Curitiba, aposta em soluções open-source e no desenvolvimento interno para contar com novas ferramentas de tecnologia.

No último ano, a instituição desenvolveu novos sistemas para gestão de leitos e automatização de processos. Além disso, implantou uma ferramenta de SIEM para detecção proativa de ataques cibernéticos.

A solução GL Mobile foi criada internamente com o objetivo de gerir os leitos do hospital.

“Percebemos que um gargalo na operação era o tempo gasto com o giro dos leitos após a alta dos pacientes, então pensamos numa solução para agilizar o processo de liberação”, relata Marcelo Silva, gerente de TI do Hospital Santa Cruz.

A solução é uma página web responsiva integrada ao ERP da instituição (Tasy) que reúne todas as etapas que este processo trata, coletando informações e inconsistências.

“No processo de liberação de leitos, muitos hospitais utilizam sistemas de Unidade de Resposta Audível (URA) pelos telefones dos quartos, o que tem valor alto de implementação. Para usar a GL Mobile, a equipe terceirizada de limpeza dos quartos adquiriu smartphones e adaptou o carrinho das camareiras para fixar o aparelho”, completa Silva.

Hoje, além da liberação de leitos, a ferramenta também inclui a realização da pesquisa de satisfação do paciente.

A área de TI do hospital também foi responsável pelo desenvolvimento de um sistema para informatização e automatização de processos compras, pagamentos e contratos.

Na solução, o usuário pode visualizar o histórico dos últimos pagamentos. Caso o valor a ser pago seja diferente do contratado, é preciso justificar. Nos casos em que os valores são iguais, o sistema automaticamente aprova o pagamento.

“O sistema foi pensado a partir de uma demanda de diminuição no trâmite de papéis no hospital. A solução também tem uma versão mobile, que permite ao gestor maior controle do orçamento e monitoramento rápido dos status de compras e pagamentos”, relata Silva.

Já na área de segurança, o Santa Cruz implantou o AlienVault, SIEM open-source.

“A partir da instalação, amos a treinar os usuários para reconhecer ameaças de segurança e realizamos testes de phishing para verificar a reação das equipes”, detalha o gerente de TI.

A equipe de tecnologia da organização é composta por 10 profissionais.

Para o próximo ano, o plano é agregar novas funcionalidades às ferramentas desenvolvidas internamente, como agregar atuação no pagamento dos médicos e oferecer uma versão do GL Mobile para os pacientes preencherem individualmente a pesquisa de satisfação.

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba. A instituição é considerada um centro de excelência no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto Atendimento, Checkup e Maternidade

O Santa Cruz conta com 220 leitos e realiza mais de 12 mil atendimentos por mês, além de realizar atendimentos eletivos e de urgência e emergência.

Leia mais 6z23s

SAÚDE

Hospital Santa Catarina usa WeKnow BI 3u4s14

Há 2369 dias
STARTUP

HMV: StarGrid para gerir escalas 4f3g30

Há 2378 dias
HOSPITAL

Ernesto Dornelles tem evento de TI em saúde 4t3y2e

Há 2378 dias
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Nissan vende carros com chatbot 64236k

INVESTIMENTO

REFORÇO

James Rocha, ex-Herval, está na Meta 2d4h73