.png?w=730)
Fundadores da Geekhunter (Foto: Divulgação)
A Howdy.com, empresa norte-americana de gerenciamento de talentos do setor de tecnologia, adquiriu a brasileira GeekHunter, plataforma que atua como um marketplace de recrutamento de profissionais da área na América Latina, por um valor não divulgado.
No mercado desde 2015 e com sede em Florianópolis, em Santa Catarina, a GeekHunter foi fundada pelos irmãos gêmeos Tomás (CEO) e Celso Ferrari (COO). Profissionalmente, os sócios acumulam agens por marcas como ClickBus, Kaizen Institute Consulting Group e truBrain.
Seguindo o modelo da empresa, ao invés de os profissionais se candidatarem às vagas na plataforma, as companhias interessadas enviam solicitações de entrevista com salários pré-determinados.
A startup atrai e pré-valida os profissionais mais engajados e com maior potencial técnico para contratação, deixando os aprovados visíveis no marketplace.
Segundo a empresa, essa estratégia simplifica e facilita o processo, dando aos talentos maior poder de escolha, e às empresas, o a uma lista de candidatos que estão ativamente procurando trabalho.
Recentemente, a GeekHunter lançou também o Tech Recruiter as a Service (TRaaS), serviço de recrutamento que atua como uma extensão especializada para os times de RH das empresas, focado em gerenciar as contratações no setor tech sem que o cliente precise absorver diretamente em sua estrutura um profissional específico para isso.
Com mais de 13 mil empresas e cerca de 400 mil profissionais cadastrados, a startup registrou receita de R$ 14 milhões em 2022.
A partir de agora, a empresa atuará como uma subsidiária da Howdy.com, ampliando a base de talentos internacionais da GeekHunter para seus clientes brasileiros.
Como parte da aquisição, ambas as marcas e equipes executivas permanecerão separadas, com os cofundadores e gestores da GeekHunter ainda à frente da operação brasileira da empresa.
Os recursos, entretanto, serão compartilhados entre as empresas para atender às necessidades do cliente de forma mais personalizada.
Os portfólios das da GeekHunter e da Howdy.com cobrem mais de 100 habilidades de engenharia, produto, design e dados, incluindo desenvolvimento de inteligência artificial, Android, Angular, Engenharia de Dados, DevOps, GoLang, Java, Kotlin, Node.js, Python, Ruby on Rails, Product Managers, UX/UI, entre outros.
Com isso, os clientes da plataforma am a ter ainda mais opções de contratação no que diz respeito a custos, habilidades, localização e cultura.
"As empresas que procuram contratar desenvolvedores e outros profissionais de tecnologia qualificados agora têm um dos maiores portfólios de talentos à disposição. A América Latina tem alguns dos engenheiros de software mais tecnicamente competentes do mundo. A aquisição da GeekHunter é um o crucial para impulsionar o crescimento dos negócios da área de tecnologia nas Américas”, diz Jacqueline Samira, CEO e cofundadora da Howdy.com.
Ao todo, as companhias esperam alcançar juntas uma receita anual de R$ 175 milhões até 2024.
Em atuação desde 2018, a Howdy.com tem sede em Austin, no Texas, e cuida do recrutamento, folha de pagamento e benefícios locais de RH, garantindo que todo o processo para contratar um funcionário remoto de outro país seja seguido, o que reduz tanto o tempo quanto o risco associados à contratação internacional.
Atualmente, a empresa conta com escritórios locais em Montevidéu, Buenos Aires, Bogotá, Medellín, Córdoba e Santiago.