ERRAMOS

Huawei não falhou no TST 4x1p6n

Pane no Tribunal Superior do Trabalho teve outra causa. Baguete se retrata.  2p6c12

15 de maio de 2023 - 04:02
Matéria da semana ada ficou abaixo do padrão. Foto: Depositphotos.

Matéria da semana ada ficou abaixo do padrão. Foto: Depositphotos.

A Huawei não é a fornecedora do equipamento de armazenamento de dados que causou uma pane de 12 horas no Tribunal Superior do Trabalho nesta segunda-feira, 8.

A multinacional chinesa procurou o Baguete depois da publicação de uma matéria sobre o tema na quarta-feira, 10.

Na visão da Huawei, o texto do Baguete dá a entender que o equipamento causador da falha no TST é da empresa, por afirmar na chamada que o site tinha um “palpite quente”, sobre onde poderia estar a causa do problema.

A reportagem informa depois que a Huawei é fornecedora do TST para equipamentos de armazenamento de dados, por meio de uma licitação ganha em 2020, e que um equipamento da mesma família causou um problema no TRT da 9 Região em 2019.

Antes da publicação, a reportagem procurou o TST, questionando se o equipamento em questão era da Huawei, mas o TST não respondeu até agora. A reportagem não procurou a Huawei, o que foi um erro.

A Huawei considera que a reportagem, nos termos em que estava, é uma especulação, na qual se insinua que o equipamento causador do problema no TST possa ser da chinesa. 

A reportagem do Baguete rechaça que essa fosse a sua intenção. Ao mesmo tempo, também entende que uma matéria jornalística não deve ser julgada pelas intenções do autor, mas pelo resultado final. 

Nesse caso em particular, em uma avaliação interna, o site concluiu que o resultado é abaixo do padrão de qualidade do portal, e decidiu atender à demanda da Huawei por uma retirada seguida de uma retratação.

A matéria está fora do ar e o Baguete se retrata através da publicação desta nota.