EXEMPLO

Inácio Fritsch é homenageado pela Sucesu-RS 67316

Engajamento na entidade e um coração de ouro são reconhecidos em prêmio. 64636o

21 de novembro de 2024 - 12:01
Inácio Fritsch e Henrique Portella durante a Noite de Prêmios da Sucesu-RS.

Inácio Fritsch e Henrique Portella durante a Noite de Prêmios da Sucesu-RS.

José Inácio Fritsch foi o grande homenageado no Prêmio Sucesu-RS, entregue em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, neste sábado, 16. 

Desde o ano ado, a Sucesu-RS adotou a prática de nomear a premiação anual da entidade para profissionais e empresas de tecnologia, uma espécie de Oscar da TI do Rio Grande do Sul.   

Assim, neste ano o evento foi chamado Noite de Prêmios Inácio Fritsch Sucesu-RS 2024. 

No seu discurso, Fritsch fez um ree nos seus 20 anos de engajamento na Sucesu-RS. 

Ao longo desses anos, Fritsch participou da criação de iniciativas que deram um novo impulso para a Sucesu-RS, como o Prêmio Sucesu e novos modelos de eventos, com uma participação maior dos CIOs do estado e um grau maior de profissionalismo na operação. 

“Queria fazer mais um agradecimento, desta vez, para minha esposa, que em vários momentos, questionava o porquê deste envolvimento e dedicação de tempo. Dinah, isto não tem uma única explicação, deve ter várias, mas uma, com certeza, é devolver aquilo que recebi e compartilhar um pouco”, disse Fritsch. 

Fritsch é uma figura que dispensa apresentações, mas a reportagem do Baguete cumpre seu dever ao informar que ele fez uma carreira de 40 anos na Gerdau, empresa na qual se aposentou em 2010. 

Desde então, Fritsch atua como consultor e se envolve ainda mais ativamente numa série de atividades voluntárias, entre as quais está a Sucesu-RS.

A Sucesu-RS é hoje um dos capítulos mais ativos no país da Sucesu, uma entidade de usuários de TI na ativa desde os anos 60. Muito disso tem que ver com o engajamento de Fritsch, principalmente nos bastidores. 

Mas a influência de Inácio Fritsch vai bem além da Sucesu, dos anos no comando da TI da Gerdau, durante os quais foi um CIO de referência no Brasil. Ela tem que ver bem mais a ver com a pessoa atrás do profissional. 

“Assim como um jardineiro olha para cada planta, percebendo suas necessidades individuais — a luz que falta, a água que sobra, o solo que precisa de mais cuidado —, tu olha para todos ao teu redor. Tu enxerga não apenas o que é visível, mas o que está escondido: o potencial, as dificuldades e os sonhos de cada um”, disse o presidente da Sucesu-RS, Henrique Portella, durante a entrega do prêmio.

Portella elencou iniciativas como a campanha anual para arrecadar cobertores, quando o inverno gaúcho aperta, ou a mobilização durante as enchentes do Rio Grande do Sul no último ano, ou ainda a quantidade enorme de pessoas que Fritsch ajudou a recolocar no mercado de trabalho. 

Todas essas iniciativas são tocadas com um a energia e o carisma discreto de Fritsch, conhecido por todo mundo apenas como Inácio, com base em contatos individuais com 4 mil pessoas na sua agenda e 200 e-mails por dia (pelo menos era assim em 2010, talvez hoje sejam mais). 

Numa nota pessoal, eu posso dizer que o Inácio também fez uma diferença na minha vida. 

Quase 20 anos atrás, quando eu estava começando como editor do Baguete, eu tinha 20 e poucos anos, escolhas peculiares sobre cortes de cabelo, um terno marrom de veludo e a missão de ganhar a confiança de CIOs para darem entrevistas sobre temas complexos para um site com nome engraçado. 

Na época, a influência do Inácio foi importante para o site começar a participar dos grandes eventos para gestores do TI da Sucesu, ajudando a colocar o site num patamar decisivo para ele ser o que é hoje.

Que o Inácio se refira ao Baguete como "Diário Oficial da TI" e seja um leitor atento do site é um dos meus motivos de orgulho.

BAGUETE TAMBÉM FOI HOMENAGEADO

Durante o seminário no qual foi realizada a Noite de Prêmios da Sucesu-RS, o diretor do Baguete, Gerson Leonini, recebeu uma placa com a nomeação do site como “associado honorário” da entidade, pelo trabalho com o setor de TI gaúcho em geral, e em especial durante as campanhas organizadas pela Sucesu para ajudar os afetados pela enchente. 

A LISTA COMPLETA DOS HOMENAGEADOS

Empresa Inovadora em TI - Grupo Panvel

Empresa em Serviços de TI da Sucesu-RS - Soluzzione

Empresa de Infraestrutura de TI da Sucesu-RS - Adentro

Patrocinador da Sucesu-RS - Netfive

CIO da Sucesu-RS - Ricardo Sahlberg (CIO do Grupo Imec)

Personalidade de TI - Gustavo Almeida (Fruki)

Prêmios - Personalidade de GU:

Flavio Barboni

Letícia Tôrres Leite Adolphs

Vagner Ribas

Leia mais 6z23s

ONDAS

As principais tendências da tecnologia para 2025 1i1j6h

Há 185 dias
MOVIMENTOS

PUCRS tem espaço no Instituto Caldeira 6e6y6j

Há 183 dias
ENTIDADES

Braido, da Grendene, assume GU CIO-RS 5247r

Há 186 dias
ENCONTROS

Sucesu-MT retoma as atividades 162k4f

EXCLUSIVO

Fim de uma era na Tramontina 241si