Levantamento realizado pelo Cert.br - Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil revela que o número de incidentes relatados por es e usuários de redes, no primeiro trimestre de 2010, cresceu 87% em relação ao mesmo período do ano ado.
Já as notificações sobre ataques a servidores web cresceram 42% em relação ao mesmo trimestre de 2009, enquanto que os relatos de tentativas de fraude tiveram queda de 95%. Segundo o centro, a redução é explicada pela diminuição do envio de notificações relacionadas a violações de direito autoral.
O total de notificações no trimestre, que são enviados espontaneamente ao Cert.br, superou a marca de 28 mil.
Em relação às varreduras, que visam encontrar brechas pelas quais um cibercriminoso pode invadir ou explorar um sistema de computador, responderam por 19% das reclamações na modalide SMTP (porta 25) e por 59% na SSH (porta 22).
Quanto ao spam, apenas no primeiro trimestre foram mais de 10 milhões de notificações. Para comparação, em todo o ano de 2009 o Cert.br recebeu 17,2 milhões de notificações.
Casos de páginas falsas - phishing - de bancos e lojas virtuais aumentaram 61% em relação ao primeiro trimestre do ano ado. Para evitar golpes, o Cert.br oferece aos bancos a possibilidade de registro de endereços com o sufixo "b.br", que obrigatoriamente devem usar DNS seguro - DNSsec.
A lista com os bancos que utilizam o endereço "b.br" pode ser conferida no site relacionado abaixo.