IndusParquet: controle total com ERP Mega 5p1n4j

A IndusParquet, fabricante paulista de pisos de madeira maciça que vende para mais de 30 países, atendendo a clientes como Louis Vuitton, lojas Apple do Brasil e Projac - Rede Globo, expandiu o uso do ERP da Mega Sistemas para mais de 120 usuários. Segundo Jair Chavarski, diretor de finanças da IndusParquet, a solução, adotada, inicialmente, há cerca de dois anos, ampliou o controle de operações internas da companhia, além de otimizar o gerenciamento de custos de produção. e2058

28 de julho de 2011 - 15:01

A IndusParquet, fabricante paulista de pisos de madeira maciça que vende para mais de 30 países, atendendo a clientes como Louis Vuitton, lojas Apple do Brasil e Projac - Rede Globo, expandiu o uso do ERP da Mega Sistemas para mais de 120 usuários.

Segundo Jair Chavarski, diretor de finanças da IndusParquet, a solução, adotada, inicialmente, há cerca de dois anos, ampliou o controle de operações internas da companhia, além de otimizar o gerenciamento de custos de produção.

Além disso, a ferramenta ajudou na preparação da companhia para adequação ao SPED.

“Hoje, temos planejamento de necessidades futuras, estoque, compras e recursos alocados”, afirma o executivo. “Temos uma empresa mais organizada e eficiente, com colaboradores mais seguros devido à tecnologia que auxilia nas atividades cotidianas, otimiza o tempo e ajuda nas adequações fiscais exigidas no país”, complementa.

Ainda segundo ele, o controle dos custos de produção e o potencial de adaptação da solução às particularidades do negócio foram essenciais para a escolha do produto.

Uma destas demandas foi mapeada na área de integração das diversas áreas da empresa.

“Notamos, hoje, uma integração maior entre os departamentos e colaboradores, proporcionando atividades mais efetivas e gerando ganhos de produção”, destaca Chavarski.

Outra vantagem do projeto, conforme o diretor, é o controle de compras e estoques.

Depois de adotar o ERP, a IndusParquet deixou de comprar itens desnecessários, já que a gestão de processos permite a visualização do fluxo de materiais.

“Também foi possível economizar custos e despesas com transporte ao tornar a logística mais objetiva por meio de informações concretas para as tomadas de decisões”, destaca o executivo.

A IndusParquet tem fábrica em São Paulo e lojas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe.

A companhia vende para países como EUA, Canadá, Argentina, Chile, Angola, Bélgica, Egito, Espanha, Israel, Itália, Suiça, Ucrânia e Montenegro.

Já a Mega tem sede em Itu e atende a mais de dois mil clientes, por meio de uma equipe de mais de 500 colaboradores e 20 canais de vendas e representantes em todo o Brasil.

Foco no Rio Grande do Sul
No ano ado, a companhia abriu um canal de atendimento em Porto Alegre, com expectativa de aumentar entre 10% a 20% o faturamento de seu segmento de logística com contratos na região, onde atende a mais de 30 clientes.

O escritório é focado no ERP Mega Logística e iniciou as operações com profissionais vindos da J3, parceira da Mega no Paraná que tornou-se sócia da unidade porto-alegrense.

Até 2012, a meta da empresa paulista é chegar a uma equipe de 20 colaboradores na divisão gaúcha.

O foco em logística na região se dá, segundo divulgado pela companhia, devido à grande quantidade de transportadores e operadores deste segmento no Rio Grande do Sul.

Na mira, empresas com frotas a partir de 50 caminhões.

Mas o estado não interessa à Mega somente neste setor: a área de manufatura, especialmente com foco na Serra, e a construção civil também estão no alvo.

A Mega também oferece ERPs para os setores de combustíveis, istrativo e pequenas empresas.