
Porto Alegre com mais pontos da InfoViaRs. Foto: divulgação.
O projeto InfoViaRS, do governo do Estado, concluiu a instalação de aproximadamente 110 quilômetros de fibras ópticas em Porto Alegre, conectando escolas, bancos e outros locais da istração estadual.
A iniciativa conectou 70 escolas estaduais, nove agências do Banrisul e unidades de outras entidades como Brigada Militar, Polícia Civil, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Saúde, Secretaria da Cultura, TVE, Fundação Zoobotânica e Fundação de Antedimento Socioeducativo (Fase).
Concluída esta etapa, a Secretaria de Educação (Seduc) da capital está em fase de contratação da conexão de mais 78 instituições de ensino, que irão aumentar a rede de fibra óptica em mais 80 quilômetros.
O projeto InfoVias concluirá, ainda em fevereiro, a ativação de novo Ponto de Presença (POP) no bairro Navegantes, e no final do primeiro semestre, outro POP será entregue no prédio do Tudo Fácil Zona Norte.
Segundo destaca Flavio Arthur Leal Ferreira, gerente da divisão de Telecomunicações da Procergs, as entregas representam um salto de qualidade dos serviços de comunicação de dados na região metropolitana de Porto Alegre.
"Este aumento da capilaridade da rede de Porto Alegre exigirá outros investimentos, como a substituição de equipamentos obsoletos, instalação de novos para aumento da capacidade, assim como novos POPs", observa.
Entre as metas do projeto, estão a expansão dos serviços públicos ao cidadão, a promoção da inclusão digital e a capacitação da população para o uso das tecnologias da informação.
Em todo o estado, o InfoViaRS contará com quatro backbones, contemplando principalmente as regiões sul e oeste do estado, qualificando o o com escolas e divisões públicas nestas áreas.
Com todos estes backbones, o plano é fechar um anel óptico interligando as regiões do estado, com internet de alta velocidade voltada a unificar serviços estaduais pela nova infraestrutura.
O investimento estadual previsto para o projeto é de R$ 44,9 milhões. Conforme Aquistae, só em 2013 foram investidos R$ 19 milhões nestas infraestruturas.