
Previdência ará por pente-fino. Foto: Depositphotos
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), órgão responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros, anunciou que irá realizar um "pente-fino" na previdência para economizar R$ 10 bilhões neste ano.
Segundo O Globo, estão na mira do plano o auxílio-doença, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o seguro defeso, destinado a pescadores artesanais.
A lista também inclui o Atestmed, usado para que os segurados enviem documentações médicas dentro do site ou aplicativo do INSS, e a nomeação de servidores concursados.
A tecnologia por trás da revisão de cortes é nada mais nada menos que a inteligência artificial. Em dezembro, o Baguete já havia noticiado que o INSS iria utilizar a IA para identificar atestados médicos fraudulentos.
O provedor da tecnologia, porém, não foi revelado.
Com a implementação da IA, dados como a identificação dos médicos, os registros de CRM, a grafia das letras dos profissionais e os disparos em massa em um mesmo IP serão verificados integralmente.
Caso seja comprovada a fraude, o responsável poderá responder criminalmente pela ação.
Conforme a publicação, o "pente-fino" irá começar pelo BPC, o qual ará por um balanço para que alguns benefícios considerados “consolidados” não precisem ar por revisão.
Já os demais serão convocados a partir de maio para realizar a perícia médica, comprovação de renda familiar e checagem de acumulação de rendimento com outro benefício.
Em julho, deve acontecer a revisão do auxílio-doença. Neste caso, pessoas que estão recebendo o auxílio por mais de um ano serão chamados para a perícia.
O seguro defeso, por sua vez, será avaliado por meio de bancos de dados de estados e municípios.