SEGURANÇA

Intel e Fapesp buscam pesquisas científicas 3j4h29

01 de julho de 2014 - 12:59
Serão aceitas pesquisas sobre dispositivos SoC. Foto: flickr.com/nathanchantrell

Serão aceitas pesquisas sobre dispositivos SoC. Foto: flickr.com/nathanchantrell

A Intel Brasil e a Fapesp lançaram uma segunda rodada do edital para projetos de pesquisa em segurança para novos dispositivos de Internet das Coisas (IoT).

A chamada de propostas integra ações de um acordo de cooperação, que oferece recursos para apoio a projetos de pesquisa científica e tecnológica desenvolvidos no estado de São Paulo. As propostas podem ser apresentadas até 29 de agosto de 2014, seguindo os requisitos do edital .

Para participar da chamada, a proposta deve ser submetida por pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa públicas ou privadas no estado de São Paulo. 

A chamada irá selecionar projetos de pesquisa sobre segurança em dispositivos SoC (systems on a chip), que evitem exploração de informações por canais colaterais, que exploram aspectos físicos de um sistema para decifrar senhas e ganhar o indevido aos dispositivos.

As propostas devem oferecer soluções com desenvolvimento de técnicas de criptografia, protocolos de comunicação de dados e métodos de execução de software.

As soluções devem aumentar os requisitos para um ataque por canal colateral em até 100 vezes, ou seja, tornar este tipo de ataque praticamente impossível.

“A Intel tem interesse especial em tecnologias que deem mais segurança a dispositivos, tornando-os menos vulneráveis os a ataques por canais colaterais, e protegendo-os de ataques potenciais que possam ser desenvolvidos no futuro”, afirma Fabio Tagnin, Gerente de Pesquisas da Intel Brasil.

As soluções que interessam à Intel e à Fapesp precisam ser abrangentes, atendendo a dispositivos existentes e a outros que ainda serão desenvolvidos, além de ter pequeno impacto sobre o uso de energia, memória ou processamento do sistema.

 

Leia mais 6z23s

SOFT LANDING

Tecnopuc recebe 1ª startup estrangeira 5n7029

Há 4021 dias
IoT

Apple entra na briga das casas conectadas m2261

Há 4015 dias
AGORA COM HARDWARE

Start-Up Brasil com novo edital no ar 5j912

Há 4014 dias
ERP

Alunos da FTEC criam ERP para entidade 5n4m4e

TECNOLOGIA INVISÍVEL

ARM: processadores para wearables 503856

GERENCIANDO DADOS

Kroton adota solução MDM com Informatica 5a2a3v

50 SMARTEST COMPANIES

Google: melhor da internet para o MIT 3d5g4b

MARKETING

Riot expande parceria com Kenshoo g536o

INAUGURADO

Parque tecnológico de Lajeado está aberto 6vd3e