.jpg?w=730)
Nova filial da Intelbras em São José, Santa Catarina. Foto: divulgação.
A Intelbras, fabricante de equipamentos segurança, redes e telecomunicações, inaugurou sua nova filial em São José, cidade localizada na Grande Florianópolis, com uma usina fotovoltaica instalada no teto do pavilhão.
Todos os equipamentos foram da marca Intelbras e a empresa contou com a Setta Sul, integradora e revendedora catarinense de inovações energéticas, para e técnico e consultoria sobre os detalhes da construção.
Com 46 mil m², a nova fábrica possui o dobro da área da matriz, localizada na mesma cidade, e conta com 8.238 m² de cobertura de filtros e painéis solares instalados, que devem gerar 1739 MWh neste ano. Esse perímetro permitirá reuso de parte do consumo elétrico de todo o local.
Segundo a Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), trata-se da maior usina fotovoltaica em telhado do sul do país.
Para se ter uma ideia, a estrutura tem capacidade para abastecer aproximadamente 725 casas populares com um consumo médio de 200 kWh por mês por residência, o que gera uma estimativa de cerca de 923 toneladas de CO2 retirados da atmosfera.
“Temos buscado investir em novos negócios, sendo um deles a energia solar e suas tecnicidades. Hoje já conseguimos suprir demandas de soluções de baixa à alta complexidade, produzindo soluções fotovoltaicas de altíssima qualidade. Agora, aplicamos isso tudo dentro de nossa própria casa", afirma Márcio Osli, gerente da unidade de energia da Intelbras.
O telhado possui potência de 1,35 MWp, com 4.119 módulos de 330W em modelo EMS 330P, 20 inversores EGT 60000 MAX e três inversores EGT 15000 MAX.
"A usina fotovoltaica possui três inversores de 15Kw e 20 inversores de 60Kw do modelo EGT, todos com a marca Intelbras. Os de 60Kw têm 6MPPts são independentes, o que facilita toda a redistribuição da energia gerada, ocasionando uma alta eficiência e performance constante de toda a planta", conta Adilson Brunel, engenheiro da Intelbras.
O projeto de engenharia foi realizado em 80 dias de instalações e envolveu a colaboração de mais de 900 profissionais de diversas áreas.
Com mais de 44 anos de atuação, a Intelbras está presente em 98% dos municípios brasileiros e teve um faturamento de R$ 1,9 bilhão em 2019.
Ela possui quatro unidades fabris, sendo duas em Santa Catarina, uma em Minas Gerais e uma no Amazonas, além de um escritório na China.
A empresa mantém mais de 300 profissionais especializados na área de pesquisa e desenvolvimento, de um total aproximado de 3,5 mil colaboradores, além de contar com mais de 200 distribuidores e 120 mil revendedores.