
do convênio. Foto: Prefeitura Porto Alegre.
O Centro Universitário Metodista – IPA, terá um polo de economia criativa instalado na sua unidade do shopping DC Navegantes, na área do quarto distrito de Porto Alegre, focando nas áreas de moda, design e arquitetura.
Um convênio sobre o projeto foi assinado entre o IPA e prefeitura, por meio do Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa), nesta quarta-feira, 18.
De acordo com nota da prefeitura, as atividades serão desenvolvidas através de “seleção de propostas em um processo de pré-incubação, formação e capacitação técnica dos atores vinculados aos arranjos produtivos locais e qualificação profissional”.
A divulgação não esclarece se haverá recursos por parte da prefeitura para o projeto.
A Unidade DC Navegantes do IPA tem mais de 800 alunos em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Design de Moda, além dos cursos Tecnólogos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Design de Interiores.
Economia criativa é uma definição algo vaga para novos empreedimentos em áreas como arte digital, audiovisual, jogos eletrônicos e moda.
Seja como for, a prefeitura de Porto Alegre tem se engajado para promover o conceito. Em outubro, por exemplo, foi lançado o Comitê Municipal de Economia Criativa.
O organismo é formado por secretarias municipais, entidades privadas e representantes da sociedade civil para criar diretrizes para o desenvolvimento do setor.
Uma das iniciativas que está em curso é o Polo de Indústria Criativa, no qual a prefeitura doou um terreno de 7 mil metros quadrados para a ESPM investir R$ 10 milhões em uma iniciativa voltada para a área.
A fase II do Tecnopuc, instalada em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, também tem alguma ênfase na indústria criativa, principalmente produção cinematográfica e animação.