
Ana Mees (Foto: Divulgação)
A IPM Sistemas, catarinense especializada em soluções de gestão pública digital em nuvem com atuação no Sul e Sudeste, realizou um investimento de R$ 30 milhões em uma infraestrutura pioneira especializada em projetos de inteligência artificial no Brasil.
Do total, R$ 5,5 milhões serão destinados à compra de hardware, enquanto o restante será aplicado em estruturas de links, espaços em data center e outras tecnologias que devem garantir o funcionamento dos equipamentos especializados, conforme revela o site TI Inside.
A ideia é que a estrutura una o foco em performance com o desenvolvimento sustentável.
A companhia já conta com uma solução de inteligência artificial, a Dara, que processa milhões de dados com tecnologia de redes neurais através de algoritmos de processamento de linguagem natural traduzidos em uma assistente virtual.
A tecnologia é capaz de realizar tarefas que vão desde identificar taxas de evasão escolar, até o melhor local para receber uma escola ou posto de saúde.
Desde sua criação, a solução foi treinada com milhares de perguntas diferentes por parte da população com base em demandas dos serviços públicos.
"Queremos criar tecnologias que façam a diferença para a sociedade, e nisso vemos um grande potencial inexplorado em soluções especializadas. Isso se diferencia um pouco do mercado de IA, que recentemente tem focado em aplicações generalistas", diz a engenheira Ana Mees, head de Inteligência Artificial na IPM.
Segundo a executiva, o investimento aliado ao fomento à pesquisa e desenvolvimento, irá possibilitar que a empresa avance em áreas ainda não exploradas no mercado.
Fundada em 1996, a IPM Solutions possui seu centro de tecnologia na cidade catarinense de Rio do Sul e sede istrativa em Florianópolis. A empresa conta com mais de 300 colaboradores e atende mais de 850 órgãos de governo.