
Foto: Depositphotos
O Itaú, um dos maiores bancos do país, implementou a StackSpot AI, plataforma multiagentes da Zup, empresa de tecnologia adquirida pela instituição financeira em 2019.
A solução utiliza inteligência artificial generativa hipercontextualizada para automatizar processos e acelerar o desenvolvimento de softwares.
Como resultado, equipes de tecnologia do Itaú que utilizam a ferramenta já registram melhorias em velocidade e qualidade em diferentes etapas da criação de aplicações.
Entre os times internos que utilizam a StackSpot AI, a média de descrições objetivas das funcionalidades de um software entregues por mês registrou um aumento de 40%, enquanto a qualidade da escrita delas cresceu 21%.
Houve também um ganho de eficiência diante da redução do tempo médio de refinamento das descrições em até 88%.
O backlog, lista de tarefas que a equipe precisa realizar para concluir o desenvolvimento do produto ou a ser centralizado de forma sistemática, proporcionando maior visibilidade e transparência.
"Com o uso da StackSpot AI, conseguimos traduzir as necessidades dos clientes em uma linguagem técnica clara e de fácil entendimento para os times de desenvolvimento de software. Essa abordagem aumentou significativamente a velocidade entre o entendimento da história e a entrega final de produtos e features, com maior qualidade e eficiência", explica André Palma, CEO da Zup.
Criada em 2011 em Uberlândia, a Zup está consolidando sua posição como uma empresa de produto com Professional Services e a StackSpot, produto cocriado com o Itaú que usa IA generativa na construção de software.
Em 2019, o Itaú adquiriu 100% da Zup em uma operação de mais de mais de R$ 500 milhões. A empresa também atende nomes como Porto, Localiza e Vivo.