
A Itautec lança a ATM Adattis Touchless 3D, caixa eletrônico que possibilita o autoatendimento sem contato físico com o equipamento.
Com isso, segundo a fabricante, a máquina diminui o desgaste e os gastos das instituições com manutenção.
Para utilizar o autoatendimento no novo ATM, basta o usuário realizar comandos por gestos. Desta forma, é possível realizar saques, consultas a saldo e extrato, entre outras operações.
“Às empresas financeiras, o grande diferencial do equipamento são as maiores possibilidades de segurança: a interface de operações é isolada do cofre do caixa eletrônico”, explica Denise Damiani, vice-presidente de Automações da Itautec.
Segundo ela, o isolamento do cofre dificulta arrombamentos pois os cassetes com cédulas podem ficar distantes da interface com o cliente, e, além disso, o equipamento pode ser combinado com dispositivos adicionais de segurança.
“Há, ainda, a possibilidade de ganhos operacionais: um único cofre pode ser acoplado a várias interfaces de relacionamento”, afirma Denise. “É uma tecnologia desenvolvida no Brasil, mas que atende a uma demanda global”, complementa.
Ainda no segmento de autoatendimento, a Itautec também lança a ATM Adattis, com Face Tracking.
O equipamento consegue perceber, por meio de reconhecimento facial, a ausência ou troca de usuário, finalizando a operação e encerrando a sessão de uso, nestes casos.
“Desta forma, os dados do cliente anterior não são expostos, o que garante a segurança da operação e evita fraudes”, explica Denise.
Outra novidade da Itautec é a ATM com recicladora.
Atualmente, depósitos e saques são operações separadas nos bancos. Com a nova ATM, os depósitos em dinheiro serão automaticamente creditados na conta, e as mesmas cédulas estarão disponíveis para saques.
“Isso vai diminuir os gastos com transportes de valor – uma operação cara e de alto risco para as instituições financeiras”, destaca a executiva. “Esses mesmos ATMs também podem funcionar com a função de câmbio, pensando em eventos como o a Copa do Mundo ou as Olimpíadas”, acrescenta.
Segundo ela, nas operações de câmbio, a Itautec já dispõe da tecnologia que permite ao cliente colocar as cédulas em uma moeda, como euro ou dólar, e a ATM automaticamente fazer a conversão e devolver o valor na moeda desejada.
“Essa tecnologia já é usada em máquinas que a Itautec fornece para cassinos”, finaliza Denise.
Integrante do grupo Itaúsa, maior grupo privado do Brasil segundo o ranking Exame Melhores e Maiores 2010, a Itautec possui 33 unidades de serviços e dez laboratórios de e, que atendem a mais de 3,7 mil cidades brasileiras.
A empresa também atua no exterior, com clientes nas Américas, Europa e África.
A companhia é reconhecida pelo Retail Banking Research por ter a décima maior base instalada de ATMs no mundo e a segunda na América Latina.
Além disso, é a única brasileira listada entre os 25 maiores provedores de serviços de tecnologia para o mercado financeiro do mundo pelo ranking FinTech 100, do instituto IDC Financial Insights, ocupando o 23° lugar na lista geral deste ano.