
O KidZania recebe centenas de famílias por dia e conta com cerca de 500 funcionários. Foto: Divulgação.
O KidZania São Paulo, primeiro parque temático do grupo mexicano no Brasil, investiu em infraestrutura de rede, escolhendo a fabricante japonesa Allied Telesis como a fornecedora de switches e equipamentos de redundância de rede para atender o tráfego de dados, voz e imagem.
Presente em 17 países, a unidade de São Paulo recebe diariamente centenas de famílias visitantes e conta com cerca de 500 funcionários.
O CIO do KidZania, Olavo Soares, afirma que a tecnologia está presente desde a entrada da criança no parque até a saída, ando pelos diferentes ambientes, atividades desenvolvidas, monitoramento de 340 câmeras espalhadas pelos 8.500 m2 de área construída, manutenção dos equipamentos e sistema de gestão empresarial.
“Ao ingressar no KidZania, o cliente recebe uma pulseira com leitura por RFID que vai sendo alimentada com os dados da criança, locais visitados, horários, atividades realizadas, sendo possível fazer um levantamento do histórico de sua agem pelo parque”, completa o CIO.
Para que tudo funcionasse sem paralisações na rede, uma robusta infraestrutura de rede foi montada no local. Ela conta com três D’s, um para cada setor da mini-cidade. Cada D, sinalizado por uma cor, é ado por um determinado número de switches, que foram especificados de acordo com a necessidade da demanda.
No total, são aproximadamente 20 switches Allied Telesis, incluindo os equipamentos de redundância de rede, que am o tráfego de dados, voz e imagem.
Além do D onde foram instalados os equipamentos de rede, a área de TI do KidZania istra também a sala de controle de monitoramento das câmeras de segurança, cuja informações também trafegam pela rede implantada pela Allied Telesis, em parceria com o integrador do projeto, a Phonoway.
A KidZania Brasil já sinalizou novos investimentos no país para os próximos anos, que seguem na direção de replicar o modelo de infraestrutura de rede para as futuras unidades.
“A meta é inaugurar três unidades no Brasil no prazo de 10 anos”, prevê o executivo.
A KidZania, fundada no México, abriu ao público em São Paulo dezembro de 2014. O espaço, localizado em uma área de 8.500m² no segundo subsolo do shopping Eldorado, recebeu investimento de R$ 50 milhões.
Concebido no modelo de uma mini-cidade, o parque promove experiências práticas que simulam a rotina de diversas profissões em estabelecimentos, tais como: lojas, indústrias, restaurantes, cinemas, hospitais, etc. O local é focado em crianças de 4 a 14 anos.
Criada em 1999, a rede está presente em Tóquio, Seul, Lisboa, Dubai, Santiago, Monterrey, Mumbai, Cairo, entre outros.