.png?w=730)
Foto: Divulgação
A Latam, grupo empresarial multinacional de transporte aéreo, contratou a IBM, americana especializada em serviços de tecnologia e consultoria, para automatizar processos-chave de cibersegurança a nível global com a inteligência artificial da companhia.
O acordo inclui áreas como defesa cibernética e ciberinteligência, além do uso da plataforma IBM X-Force Protection. Com recursos de IA e automação de negócios, esta última permite maior visibilidade e cobertura de todo o ecossistema da empresa.
"A deste contrato com a IBM é um exemplo do nosso compromisso em implementar medidas que visam proteger os dados dos nossos clientes e a integridade dos nossos sistemas", afirma André Pires Ferreira, diretor de segurança da informação da Latam Airlines.
Fundada em 1976 em Marília, São Paulo, a Latam opera 675 voos diários no Brasil, sendo líder no mercado doméstico em quantidade de ageiros transportados, conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Em 2020, a empresa recorreu ao capítulo 11 da Justiça estadunidense, incluindo as operações brasileiras em seu pedido de proteção contra falência, diante de uma dívida que chegava a US$ 18 bilhões.
No ano ado, o grupo registrou lucros líquidos de US$ 977 milhões, quase o dobro do reportado em 2023.