A plataforma Lattes – sistema de informações acadêmicas mantido pelo CNPq – mudará em 2012.
Entre as novidades está a inclusão de novos espaços na base curricular que permitirão que os pesquisadores insiram suas atividades de divulgação científica.
Feiras e entrevistas aos meios de comunicação estão entre as novas informações que poderão ser inseridas nos perfis da plataforma.
Na prática, o conteúdo estático a a se tornar um pouco dinâmico, com atualizações mais constantes.
“A nova estrutura vai valorizar os trabalhos dos cientistas”, resume o presidente do CNPq, Glaucius Oliva.
A outra novidade na Lattes é a ampliação de informações na base de dados. Os pesquisadores vão ter mais campos para detalhar seus projetos.
Os novos recursos se somam a um conjunto de implementos, novas funcionalidades e cruzamento de dados implementados em novembro.
Foram realizados acordos com a empresa Thomson&Reuters para realizar a importação ou certificação de dados presentes nas bases dessas instituições, garantindo assim maior qualidade às informações fornecidas.
Na época, também foi criada a Rede de Colaboração, onde é possível visualizar graficamente a rede de coautores de um pesquisador que tenham também o Currículo Lattes.
Outras alterações planejadas são acréscimos de campos e do módulo “Patentes e Registros”, alterações no layout e na navegabilidade, implementos de apoio ao usuário e alterações de ordem técnica, bem como detalhamento e validação de dados para maior segurança.
Até hoje a plataforma Lattes já tem mais de 2 milhões de currículos cadastrados.
Lattes fica mais moderninho 6b4b4y
A plataforma Lattes – sistema de informações acadêmicas mantido pelo CNPq – mudará em 2012. Entre as novidades está a inclusão de novos espaços na base curricular que permitirão que os pesquisadores insiram suas atividades de divulgação científica. Feiras e entrevistas aos meios de comunicação estão entre as novas informações que poderão ser inseridas nos perfis da plataforma. 1l3e1h
27 de dezembro de 2011 - 13:47