.jpg?w=730)
O plano da companhia é se tornar uma empresa data driven em até três anos. Foto: divulgação.
A Leroy Merlin, uma das maiores redes varejistas do Brasil, contratou a Fabwork, startup paraibana de capacitações customizadas, para ensinar ciência de dados aos seus quase 10 mil colaboradores até o final de 2022.
Segundo a companhia, a decisão foi tomada por conta do crescimento da ciência de dados após o início da pandemia de Covid-19, que teria gerado uma maior consciência sobre o papel dos dados e da tecnologia nas empresas.
O projeto começou no final de 2020, com capacitações em diferentes graus de profundidade sobre o tema e, por enquanto, formou cerca de 500 profissionais.
Entre os módulos disponíveis, estão Mindset Data, Data Business, Operation Data, Data Science para Não Programadores e Elite dos Dados.
Com isso, a expectativa da companhia é levar a cultura de dados para todos os níveis da organização. O objetivo é fazer com que essas pessoas se tornem cada vez mais estratégicas, para tomar decisões precisas avaliando os dados e informações disponíveis.
“Temos, principalmente em lojas, muitos softwares e queremos capacitar nossos colaboradores para mudar o mindset do dia a dia, identificar programas, tabelas geradas. Com isso, criar um desenvolvimento e formar novos profissionais para trabalhar na área, que requer cada vez mais mão de obra qualificada", explica Léo Carvalho, head de educação digital da Leroy Merlin.
Além das capacitações, a consultoria também está oferecendo lives, workshops, mentoria, podcasts e pílulas de conhecimento para disseminar a cultura data driven na organização.
O plano da Leroy Merlin é se tornar uma empresa orientada por dados em até três anos.
Na parte de software, a companhia aposta no Qlik desde 2018, quando adquiriu 200 licenças da versão on premise da ferramenta. Mais tarde, aumentou para 1,2 mil e, recentemente, para 2 mil, além de agora rodar o software na nuvem.
A quantidade ainda deve aumentar para cerca de 3 mil, uma vez que a Leroy Merlin tem o objetivo de que 30% dos funcionários tenham o à ferramenta.
No Brasil desde 1998, a Leroy Merlin faz parte do Grupo ADEO, terceiro maior do setor de materiais de construção no mundo, e está presente em 12 estados brasileiros. São 44 Lojas e uma unidade no modelo express, que oferecem serviços e mais de 100 mil itens.
Criada em 2018, a Fabwork oferece soluções tecnológicas e data-driven, capacitações e programas corporativos customizados. Além da Leroy Merlin, tem clientes como Coteminas, Carrefour, Gerdau, Sebrae, Armazém Paraíba, UR Company, HNSN, Elfa e Vitrium.