Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s
A Light, segunda maior concessionária de energia do Brasil conforme dados próprios, vai expandir seu sistema de medição para 80 mil novas estações na cidade do Rio de Janeiro, elevando o número geral para 100 mil estações equipadas.
O projeto usa soluções Garnet e Dracon, da Elster, que também foi responsável pelas primeiras 20 mil instalações, realizadas no primeiro semestre de 2011, nas localidades de Tabajara, Cabritos e Borel.
“Nas medições, as perdas não-técnicas são elevadas e investindo nestas tecnologias inibimos essas fraudes de forma crescente”, afirma Jose Geraldo de Souza Pereira, superintendente da Light.
Desenvolvida no Brasil, a solução Garnet da Elster permite que concessionárias de energia implantem até 12 medidores de energia monofásicos em uma unidade, que é tipicamente instalada no topo de um poste de energia, próximo ao transformador, para prevenir o o não autorizado ao equipamento.
Com tecnologia de medição embarcada,a ferramenta a a ter funções de autodiagnóstico para identificar alterações, fraudes ou operações irregulares e, imediatamente, alertar a concessionária.
Equipado com comunicação por radiofreqüência Mesh e recursos de rede, a solução permite também realizar medições, cortes e religações à distância.
Já o Dracon é baseado no conceito do Garnet, mas para unidades de medição individuais.
A ferramenta permite a coleta dos dados de consumo de energia em lugares como áreas urbanas densamente povoadas, layouts complexos de construção e áreas clandestinas.
Inclui um coletor de radiofrequência sem fios que permite a captura de leituras de medidor a uma distância de até 50 metros.
Os dados podem também ser coletados em até 10 unidades simultaneamente, dando agilidade à medição e coleta de dados.
A Elster atua em sistemas de controle e medição para eletricidade, gás e água.
A empresa tem uma base instalada de mais de 200 milhões de dispositivos de medição, vendendo para mais de 130 países.