Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

O Grupo Light instalou o software da Digifort em subestações de energia elétrica. Foto: Nino Sayompoo/Shutterstock.com
O Grupo Light, concessionário público dos setores de geração e distribuição de energia elétrica no Rio de Janeiro, instalou o software de monitoramento IP da Digifort em diversas subestações de energia elétrica da companhia, totalizando dez unidades atendidas até o final de 2014. A impantação foi feita pela Aeon Technologies.
Segundo Bernardo Falcon, diretor comercial da Aeon, 18 câmeras foram instaladas até o momento, sendo sete com funções térmica e visual (modelo a310PT) do fabricante FLIR e mais 11 equipamentos visuais do tipo Dome PTZ da marca AXIS (modelo P5534-E).
No Centro de Controle Operacional, que trabalha 24 horas por dia, a Light monitora em tempo real todas as estruturas de sua rede de distribuição de energia elétrica no Estado.
Falcon enfatiza que existem projetos em andamento para a ampliação das soluções Digifort na companhia.
“O sistema foi homologado como padrão para subestações e será ampliado durante o retrofit de outras unidades da Light. Já instalamos em seis subestações e mais quatro serão contempladas em 2014”, comenta.
Para Carlos Eduardo Bonilha, CEO do Digifort, um dos principais diferenciais da solução é que o software tornou possível a integração das câmeras com o supervisório Scada, em operação nas unidades da Light.
“Deste modo, qualquer câmera compatível com o Digifort poderá ser conectada ao sistema e será ível através da plataforma padrão da operação, sem a necessidade de abertura de um novo console para gerenciar o sistema. Só é necessário fazer uma integração da plataforma Scada com o Digifort, reduzindo significativamente os custos de implantação de novas câmeras no parque da empresa”, explica.
Fundada em 1996, a Aeon Technologies atua em consultoria de TI e segurança digital.
O Digifort possui aproximadamente 12 mil clientes mundiais e cerca de 200 fabricantes com mais de 4000 modelos de câmeras integradas.
Atualmente, sua plataforma é desenvolvida continuamente no Brasil, comercializada em mais de 100 países e traduzida em vários idiomas.