
Foto: Divulgação
A cidade de Limeira, parte da região metropolitana de Piracicaba, no interior de São Paulo, adotou o sistema integrado de monitoramento veicular da Dahua, especialista em videomonitoramento e segurança eletrônica, para aumentar a segurança pública do município.
Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública da cidade apontam que em maio deste ano os crimes cometidos com violência ou grave ameaça subiram e o roubo de veículos teve um aumento de 55%.
Existem três rodovias de o à cidade que servem como rota de fuga e agem para os criminosos.
Por isso foram instaladas câmeras tanto no perímetro externo quanto dentro da cidade para facilitar o bloqueio e a identificação das pessoas que cometem delitos.
Ao todo, agora, a cidade conta com 119 câmeras de alta tecnologia e 225 faixas de rolamento, ou seja, faixas de tráfego ou pistas dentro de uma via onde os veículos circulam.
“Já pegamos alguns casos de marginais com motocicletas e indivíduos que invadiram propriedades para subtração de bens. O sistema anterior estava defasado e tínhamos um terço das câmeras que temos hoje”, explica Wagner Marchi, secretário municipal de segurança pública e defesa civil de Limeira.
A solução foi implementada em junho e em menos de um mês a Secretaria de Segurança Pública já notava diferença na identificação e captura de ocorrências.
Além disso, o sistema entrega relatórios, dashboards, ferramentas de pesquisa de imagens e vídeos e ferramentas de investigação.
São nove telas instaladas na secretaria, onde os operadores acompanham ininterruptamente e em tempo real o movimento das câmeras com rádios e telefones para comunicação.
Desta forma, a istração consegue identificar os criminosos por meio do cruzamento de dados de registros anteriores.
Fundada em 1826, Limeira possui 291 mil habitantes, sendo conhecida como a capital da laranja e o berço da citricultura nacional.
Criada em 2001, a Dahua é uma gigante no seu nicho de mercado, com receitas na casa dos US$ 5 bilhões. No Brasil, os produtos da empresa foram instalados em grandes projetos, como o Aeroporto Internacional de São Paulo, Allianz Parque, Metrô de Salvador e Metrô de Recife.