
"A Linx é a maior no segmento de varejo no Brasil, professora". Foto: Pexels.
A Linx, líder no segmento de software de gestão para o varejo, fechou um acordo com a Sponte, uma companhia de Pato Branco, no Paraná, especializada em software de gestão para educação.
Em nota, a Linx explica o acordo em termos vagos como uma “expansão em seu portfólio de soluções”.
Questionada pela reportagem do Baguete, a Linx descreveu algo como um acordo de venda cruzada, com a Linx oferecendo software da Sponte para os seus clientes (fica difícil imaginar quais, já que a Linx não tem presença nesse nicho) e a Sponte oferecendo software da Linx para os seus (o que faz bastante mais sentido).
Apesar do mistério, o acordo é bastante chamativo, uma vez que abre um novo segmento para a Linx, cuja especialidade são varejistas de todos os tipos, atendidos por um portfólio construído com dezenas de aquisições.
Sediada em Pato Branco, um município de 82 mil habitantes no sudoeste do Paraná, a Sponte tem quase 200 funcionários no Linkedin e 20 anos de atuação, com clientes na educação básica, escolas de idiomas e cursos técnicos e profissionalizantes.
(Tendo em conta o tamanho da população, Pato Branco é uma potência na área de software de gestão: a cidade também é sede da Viasoft, uma empresa com atuação nacional na área de ERPs para o agronegócio).
A Sponte é especialmente forte em cursos de idiomas, atendendo nomes como CCAA e Wizard, além de outros nomes de menor porte, somando cinco mil escolas e 2 milhões de alunos na ponta.
A empresa foca no lado acadêmico, o que torna ela um bom fit para a Linx, que tem soluções focadas no lado comercial da operação, e, depois de ter sido comprada pela Stone, todo o lado de pagamentos.
“Nosso objetivo é fornecer tecnologia de ponta para o mercado educacional. Embora essa seja a primeira solução no portfólio da Linx voltada para o nicho, ela é estruturada para facilitar o dia a dia das instituições, buscando diminuir o número de gargalos”, comenta Gilsinei Hansen, Chief Operation Officer da plataforma de software da StoneCo.
Dependendo da evolução do acordo da Linx com a Sponte, seja lá qual for ele na prática, pode estar a caminho um player de peso no segmento educacional, que ainda é bastante fragmentado no Brasil.