
Um grupo de 70 empresas, encabeçado pela Intel, acaba de anunciar a criação da Open Data Center Alliance (ODCA).
No Brasil, a iniciativa conta com Vivo e Locaweb.
A organização vai reunir gerentes de TI para debater o setor de cloud computing - requisitos para data centers, fornecedores e tecnologias, entre outros assuntos.
Juntas, as empresas participantes da aliança representam mais de US$ 50 bilhões em investimentos anuais em TI.
A Intel vai atuar como consultora técnica da organização, que também conta com companhias como BMW, China Life, Deutsche Bank, J.P. Morgan Chase, Marriot, Shell, Terremark e UBS, entre os usuários de cloud, e Canonical, Cisco, Citrix, Dell e EMC, como fornecedores.
"Nossa expectativa é a de que a Open Data Center Alliance possa vir a ser o open source do cloud computing, gere padrões e recomendações que reduzam a quantidade de pesquisa básica para a implantação de soluções e aponte boas práticas comuns ao mercado", afirma Rafael Rosa, coordenador dos produtos de Cloud Computing da Locaweb.
Outro investimento recente da empresa brasileira na computação em nuvem foi o lançamento do Cloud Server Pro, plataforma baseada no XenServer em que os servidores virtuais são vendidos por quantidade de memória (de 512MB a 32GB) e trazem funcionalidades como firewall embutido com regras pré-configuradas e gerido pelo de controle.
A Locaweb é especializada em hosting e, segundo o IDC, lidera em seu setor no Brasil e na América Latina.
A empresa possui mais de 220 mil clientes e 600 mil domínios hospedados, além de parcerias com mais de 19 mil desenvolvedores.