.jpg?w=730)
Joaquim Torres, diretor executivo digital do Grupo Lopes. Foto: divulgação.
O Grupo Lopes, uma das maiores empresas nacionais do setor imobiliário, contratou a Thoughtworks, consultoria de desenvolvimento de software americana com uma presença importante no Brasil, para colaborar com a rede de profissionais do hub Lopes Labs.
Durante a pandemia, a empresa viu a necessidade de investir no crescimento de seu time de tecnologia e, em meados de 2020, contratou Joaquim Torres, ex-Gym, como diretor executivo digital.
Torres, que ficou responsável pelo planejamento e desenvolvimento de novos negócios e estratégias digitais da empresa, buscou a consultoria com objetivo de otimizar o trabalho de corretores e franqueados e aumentar sua produtividade.
Durante o processo, os times da Thoughtworks foram espelhados nos times da Lopes para habilitá-los a adotar as melhores práticas de desenvolvimento de software e uma cultura ágil e digital.
A consultoria avaliou os sistemas da Lopes para apontar a melhor abordagem e avaliou como os times estavam distribuídos, trabalhando para organizá-los estruturalmente, além de atuar na evolução do produto e da experiência.
"Antes, o time era medido por entrega, agora entendemos que o foco deve ser resultado obtido, leads e franquias. Vimos com a parceria que não precisávamos de tantos aplicativos, mas sim de resultado e valor partindo do simples", conta o diretor da Lopes.
O projeto impulsionou a criação do Corretor Digital, um novo modelo de negócio para interação mais eficiente dos corretores com o sistema da Lopes. Com a solução, novos corretores também aram a interagir com a plataforma.
A Thoughtworks participou da distribuição e acompanhamento de leads para os corretores e, no primeiro trimestre de 2021, o Lopes Labs atingiu um aumento de 494% dos leads gerados e de 96% na conversão, além de ter superado a meta de vendas em mais de 50% por meio dos canais digitais.
Outro ponto destacado pela empresa foi a reflexão sobre a questão da diversidade, pois a Thoughtworks conta com um time bastante diverso, sobretudo na questão de gênero.
"O trabalho da Thoughtworks não se resume apenas em tecnologia, mas em cultura e novas formas de enxergar o negócio com suas situações internas e externas", avalia Torres.
Com mais de 85 anos de atuação, a Lopes desenvolveu um sistema de franqueados e hoje possui mais de 100 lojas próprias e franquias em 10 estados brasileiros, com mais de 12 mil corretores associados e 220 mil imóveis à venda em seu portfólio.
Já a Thoughtworks atua há mais de 25 anos, contando com mais de 9 mil pessoas distribuídas entre 48 escritórios em 17 países.