
Magazine Luiza divulga estratégia baseada em fenômenos da Internet - das redes sociais, com o Magazine Você, a Luiza, que voltou do Canadá.Crédito: Divulgação
Com objetivo de chegar a 10 mil lojas no Facebook e Orkut até o fim deste ano, o Magazine Luíza acaba de anunciar a expansão do Magazine Você, que permite a internautas abrir lojas nas redes sociais, ofertando todos os produtos da rede, sendo comissionados a cada venda realizada.
A novidade foi lançada em agosto de 2011, mas em caráter – somente para colaboradores da Luíza e parentes destes.
A abertura para o público geral é uma aposta da companhia no social commerce, setor que, segundo estudo do Social Bakers, foi o que mais cresceu no e-commerce brasileiro no primeiro semestre de 2011, com taxa de 21% e ultraando a marca de 23 milhões de usuários de redes sociais só no mês de junho.
Cada Magazine Você pode vender até 60 produtos. A comissão por venda vai de 2,5% a 4,5%, dependendo do item.
O valor mínimo acumulado de comissão para a efetuação do pagamento é de R$ 50 e todo o processo de quitação e entrega dos produtos é responsabilidade do Magazine.
“Os donos das lojas poderão recomendar os produtos e atuar como “curadores”, explica Frederico Trajano, diretor de Marketing e Vendas da rede de varejo.
Somente na fase piloto, a rede atingiu 708 lojas no Facebook e 450 no Orkut, com taxa de conversão média de 50% maior que a do site da própria rede.
Os números superaram as expectativas e antecipou a expansão do recurso, prevista apenas para março deste ano.
Conforme Trajano, não há possibilidade de os Magazines Você afetarem o desempenho do portal de vendas oficial.
“Vão, sim, trazer ainda mais clientes. A meta é chegar a 10 mil lojas em 2012, causando impacto em um milhão de possíveis clientes”, finaliza o executivo.