
Manaus possui mais de 2 milhões de habitantes. Foto: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Manaus ficou cerca de 1h30 sem Internet e telefonia móvel das operadoras TIM, Claro e Vivo na segunda-feira, 10, após um trator romper cabos de fibra na BR-319, rodovia federal que vai da capital do Amazonas até Porto Velho.
Conforme o G1, o sinal da Claro caiu totalmente por volta das 11h e o da TIM teve oscilações.
Em um comunicado enviado a clientes, a Claro especificou que a falha foi causada por um trator que fazia obras de manutenção no Km 252 da BR-319.
"A Claro afirma que suas equipes técnicas já estão trabalhando no local para restabelecer os serviços no menor tempo possível, que estão sendo normalizados gradativamente", declarou a empresa.
Já a TIM informou que clientes da sua Ultra Fibra poderiam estar com dificuldades para utilizar o serviço banda larga da empresa.
"Técnicos da companhia já atuam na correção da falha para a estabilização da rede o mais breve possível", disse a operadora.
Segundo o Convergência Digital, a Vivo não se pronunciou sobre o ocorrido.
De acordo com o portal, a falta de sinal das redes 4G e 5G e do Wi-Fi impediu pagamentos por débito ou crédito em maquininhas de cartões.
Para se ter noção do impacto, Manaus é uma cidade que ultraa 2 milhões de habitantes e possui um Polo Industrial que faturou R$ 26,96 bilhões só no primeiro bimestre deste ano.