Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Manaus adota solução da Nutanix. Foto: divulgação.
A Prefeitura de Manaus implementou uma plataforma hiperconvergente da Nutanix, em um investimento de R$ 2,3 milhões.
A implementação, de valor não definido, envolve a adoção de tecnologia de data center definido por software, integrando storage, banco de dados e rede.
Segundo a fabricante, a plataforma teve sua implantação iniciada em março deste ano, apos uma prova de conceito realizada no ano ado, comparando a solução Nutanix com a plataforma IBM usada anteriormente.
"O ambiente de quatro servidores, com storage DS 8000, servidor blade center H, entre outras aplicações, foi montado em apenas um appliance da Nutanix", afirmou a multinacional em nota.
Além disso, a prefeitura reduziu custos com refrigeração, energia elétrica, espaço, manutenção e de equipe de TI. O município avalia que o projeto acarretou 40% de ganhos apenas em storage. Na arquitetura tradicional (servidores, redes e storage) os equipamentos custariam R$ 6 milhões.
A implementação integra o plano da prefeitura de modernização de todos os processos da istração pública, iniciando pelas secretarias de Finanças e de TI.
"Nessa época, a equipe de TI da casa definiu três métricas para o projeto: identificar tecnologias alinhadas à modernização das secretarias; melhorar a infraestrutura tanto do data center quanto do ambiente que a os sistemas tributários do órgão executivo; e que todas as tecnologias tivessem longevidade e escalabilidade de cinco a oito anos para manter o investimento no futuro", destacou a prefeitura em comunicado.