
François Martins.
François Martins, ex-gerente de relações governamentais na AMD, acaba de assumir o cargo de gerente de Relações Governamentais do Mercado Livre.
Ele ficará baseado em Brasília e representará a empresa nos projetos de internet e de e-commerce discutidos no âmbito das políticas públicas.
Martins foi consultor do governo federal junto à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos (OCDE) para assuntos ligados ao combate à corrupção em 2003 e 2004.
"Acredito que a oportunidade que temos para discutir o desenvolvimento deste segmento é ímpar para avançarmos nessa área", afirma o executivo.
O comércio eletrônico brasileiro, que no ano ado faturou R$ 41,3 bilhões, de acordo com dados do E-bit, precisa melhorar o seu lobby em Brasília.
No começo do ano, por exemplo, começou a valer uma regra pela qual lojas online foram submetidas a um regime muito mais complexo de pagamento de ICMS.
Agora, é preciso recolher o ICMS do estado em que a venda está sendo realizada e também pagar o tributo no estado de destino, anexando as guias à mercadoria ao despachá-la para o cliente.