.jpg?w=730)
Foto: Pexels.
A Mastercard anunciou um sistema de pagamento em que o cliente sorri e acena as mãos para uma câmera no caixa com a solução da Payface, startup catarinense de pagamentos por reconhecimento facial.
Antes de realizar as compras, o consumidor deverá escanear seu rosto usando o aplicativo do estabelecimento em questão e vincular sua imagem a um cartão de banco para, assim, realizar pagamentos sem a necessidade do smartphone, cartão ou senha.
Já os estabelecimentos contarão com o aplicativo da Payface, fintech que faz parte do Start Path, um programa de aceleração de empresas da Mastercard, desde janeiro deste ano.
Batizado de “Checkout Biométrico", o projeto está em fase de testes em cinco lojas da franquia de supermercados St. Marche, em São Paulo.
O Brasil é o primeiro país a testar a nova funcionalidade, mas segundo o site Business Insider, a companhia espera lançar o programa globalmente em lojas de todos os tamanhos.
“A forma como pagamos precisa acompanhar a forma como vivemos, trabalhamos e fazemos negócios, oferecendo opções aos consumidores com os mais altos níveis de segurança”, afirmou Ajay Bhalla, presidente de Cyber & Intelligence da Mastercard.
A Payface foi fundada em 2018, em Florianópolis, e conecta por biometria facial o rosto de cada usuário com os mais diferentes meios de pagamento utilizados por varejistas, como cartões de crédito, private labels, wallets, adquirentes, subadquirentes e gateways de pagamento.
Em 2020, a startup captou R$ 3 milhões em rodada seed liderada pela empresa BRQ Digital Solutions, o fundo Next A&M e a aceleradora Darwin Startups. A fintech também já havia recebido R$ 400 mil da Darwin Startups em 2019.
Além do projeto da Mastercard, a Payface chegou à final do programa de aceleração da Qatar Fintech Hub (QFTH), co-fundado pelo Qatar Development Bank (QDB), em 2020.
A startup já tem projetos implementados em varejistas dos estados de Santa Catarina, Bahia, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Dois clientes de peso são a Super Muffato, grupo paranaense de supermercados, e a Angeloni, a maior rede de Santa Catarina.