
Projeto entre os governos do Brasil e da Alemanha incentiva projetos conjuntos em P&D. Foto: MDIC.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior lançou uma chamada pública para que empresas brasileiras e alemães apresentem projetos conjuntos em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D).
O edital está no âmbito da declaração conjunta assinada entre os dois países e prevê o desenvolvimento de um programa de cooperação em P&D entre o setor privado dos dois países.
O objetivo da chamada pública é incentivar a criação de novas tecnologias a partir de projetos de P&D conjuntos. A proposta de cooperação deve envolver ao menos uma empresa de cada país, que deverão desenvolver um novo produto, processo ou serviço de aplicação industrial direcionado à comercialização no mercado doméstico ou global.
O projeto tem e do Zentrales Innovationsprogramm Mittelstand (ZIM), programa inovação para pequenas e médias empresas da alemanha, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Outras instituições governamentais brasileiras poderão eventualmente apoiar esses projetos conjuntos de P&D.
O Comitê Gestor brasileiro (coordenado pelo MDIC) qualificará e convidará as empresas brasileiras a enviar os pedidos de financiamento das propostas de cooperação aprovadas para as agências de fomento, que irão avaliá-los de acordo com suas respectivas políticas operacionais.
As empresas brasileiras que tenham projetos de P&D alinhados às competências tecnológicas e linhas de atuação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) poderão contar com o apoio das Unidades EMBRAPII para desenvolverem seus projetos.
O edital está publicado no site do MDIC.