
O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) é um forte candidato para assumir o ministério de Ciência e Tecnologia, no lugar do atual ministro Sérgio Rezende, indicado pelo PSB, informa a Agência Estado.
Mercadante, que fica sem mandato a partir de fevereiro próximo, foi candidato ao governo de São Paulo e perdeu a disputa para o tucano Geraldo Alckmin por menos de 200 mil votos.
Durante seu período no Senado, Mercadante ajudou o colega Eduardo Azeredo (PSDB-MG) na elaboração do projeto lei que enquadra crimes cometidos na Internet, conhecida como "Lei Azeredo" e apelidada de "AI-5 Digital" por críticos da iniciativa.
Mercadante também ajudou a flexibilizar a lei eleitoral para a Internet nas eleições de 2010.
Caso confirmada, a nomeação ajudará a fortalecer ainda mais o PT de São Paulo na formação do novo governo, onde os paulistas devem ser contemplados com pelo menos seis ministérios.
Antônio Palocci ficará com a Casa Civil. Guido Mantega continuará à frente da equipe econômica, na Fazenda. José Eduardo Martins Cardozo deverá assumir a Justiça, enquanto Miriam Belchior cuidará do Planejamento e Fernando Haddad permanecerá à frente da Educação.