
Marcos Galperin.
Marcos Galperin, cofundador e CEO do Mercado Livre desde o começo da empresa, está de saída do dia a dia da gigante de e-commerce.
No começo do ano que vem ele vai para o cargo de presidente executivo e o CEO a a ser Ariel Szarfsztejn, atualmente no comando da área comercial da companhia, assume o cargo de CEO.
Szarfsztejn está no Mercado Livre desde 2017 e ou por uma série de áreas, incluindo logística e relações com investidores. Ele tem 43 anos.
O futuro CEO do Mercado Livre fez carreira no setor financeiro e antes de ser contratado pela gigante de e-commerce, foi VP na Despegar, a versão para os países de língua espanhola da América Latina da Decolar.
Galperin tem 53, mais da metade dos quais no Mercado Livre, que fundou em 1999 e comanda desde 2000.
“Ariel é a pessoa certa para liderar a nova fase como CEO do Mercado Livre. Ele possui a capacidade, a liderança e a cultura necessárias para guiar a empresa por muitos anos”, disse Galperin em comunicado.
Em um comunicado, o Mercado Livre explica que Galperin deve focar na evolução do produto, na cultura e no impulso da Inteligência Artificial.
Galperin é um sujeito discreto, casado desde 2000 e com três filhos. Sua família foi proprietária da Sadesa, uma companhia que no seu momento esteve entre as maiores empresas de couro do mundo.
Ele viveu na Argentina até 2002, quando se mudou para o Uruguai, residindo entre Montevidéu e Punta del Este.
Retornou à Argentina em 2015 para apoiar a presidência de Mauricio Macri, mas voltou a se estabelecer no Uruguai em 2020, citando um ambiente de negócios mais favorável.
O Mercado Livre, listado na Nasdaq e líder em e-commerce na região, tem valor de mercado de cerca de US$ 132 bilhões. Neste ano, as ações subiram mais de 50%.