MercadoLivre virtualiza com Oracle 4hp61

O MercadoLivre acaba de implementar a plataforma de virtualização de servidores Oracle VM, Oracle Management Pack for Linux, e Oracle Clusterware for Oracle Unbreakable Linux.
06 de outubro de 2009 - 10:47
O MercadoLivre acaba de implementar a plataforma de virtualização de servidores Oracle VM, Oracle Management Pack for Linux, e Oracle Clusterware for Oracle Unbreakable Linux.

O projeto, que também inclui a transição dos serviços Linux utilizados pela empresa de comércio eletrônico para o Oracle Unbreakable Linux, teve como objetivo aumentar a estabilidade e a disponibilidade do seite, reduzindo o espaço e footprints de energia, segundo Rodrigo Benzaquen, diretor de Infraestrutura e Operações do MercadoLivre.

A companhia de e-commerce também adotou a plataforma Oracle VM Templates, que compreende mecanismos virtuais pré-instalados e pré-configurados do software empresarial, para acelerar a implementação do sistema.

"O Oracle VM e o Oracle Unbreakable Linux permitem que cortemos os custos, o espaço e o consumo de energia. Além disso, possibilitam acelerar a implementação de softwares, uma vez que oferecem uma infraestrutura de TI escalável para dar apoio ao crescimento de nossa base de usuários", afirma Benzaquen.

Ainda conforme o diretor, o MercadoLivre também utiliza o Oracle Database e o Oracle Real Application Clusters para potencializar o uso da infraestrutura instalada na empresa, permitindo aos usuários buscar, interagir, comprar, vender e pagar produtos diversos na plataforma online.

Desde seu início, o MercadoLivre.com já atendeu mais de 37,8 milhões de usuários. O site está entre os 50 maiores do mundo em termos de visualização de páginas, segundo Benzaquen.

"Ao buscar um sócio de virtualização, nós, que executamos 99% de nossos sistemas-chave em Linux, necessitávamos encontrar uma solução com e para Xen que pudesse ser facilmente ajustada à infraestrutura", destaca o diretor. Segundo ele, o Oracle VM atendeu a esta expectativa.

Com a plataforma, o MercadoLivre já consolidou centenas de servidores físicos em menos de dez servidores centrais, cada um executando múltiplos mecanismos virtuais.

"Essa consolidação nos permitiu escalar gabinetes de servidores, minimizando e centralizando o espaço de disco, melhorando a utilização do servidor e a disponibilidade do equipamento chave, o que simplifica a istração e reduz substancialmente a utilização de espaço e de energia", finaliza Benzaquen.