AUTO

Mercedes-Benz negocia compras com Membran-i 215e5o

A montadora conheceu a ferramenta através do programa de aceleração da Liga Ventures. s701k

01 de dezembro de 2021 - 10:41
A companhia é líder no segmento de veículos pesados no Brasil. Foto: divulgação.

A companhia é líder no segmento de veículos pesados no Brasil. Foto: divulgação.

A Mercedes-Benz, líder no segmento de veículos pesados no Brasil, adotou a plataforma MAI, solução SaaS de negociação de compras em rede B2B da Membran-i, para reduzir o valor da aquisição de itens produtivos e não-produtivos.

A montadora conheceu a ferramenta através do programa de aceleração Liga AutoTech, promovido pela Liga Ventures com a Mercedes-Benz e a NGK entre 2020 e 2021.

Em um desafio proposto pela área de compras da multinacional durante o período de aceleração, a companhia conseguiu reduzir, em média, 7% no valor na aquisição de itens não-produtivos e 5% no de itens produtivos para a fábrica. 

O departamento da montadora lida com uma ampla variedade de insumos, prazos de entrega curtos, metas de economia na aquisição desses itens, além da cotação de itens com processos produtivos complexos, o que tomava muito tempo do comprador para analisar os mapas comparativos.

Com o objetivo de simplificar e tornar o processo de cotação mais ágil e com governança, os times de compras da Mercedes-Benz auxiliaram a Membran-i no entendimento do setor automotivo e na evolução da inteligência artificial.

Ao iniciar a aceleração, foi observado que os itens não-produtivos eram mais aderentes à plataforma MAI, e optou-se por iniciar com eles. A economia média alcançada foi de 7% no valor de aquisição desses itens e, em um dos itens negociados, o número chegou a 47%.

Validados os resultados dos itens não-produtivos, decidiu-se estender o desenvolvimento da solução para atender também os itens produtivos.

Em 30 dias, foi aperfeiçoado o algoritmo da inteligência artificial da plataforma MAI e desenvolvida a metodologia Total Flex Scale, que permitiu negociações multiproduto em escala. 

Após a implementação, a economia média da negociação dos itens produtivos pela plataforma foi de 5%, chegando até 23% de economia em um dos itens.

Agora, todos os itens produtivos e não-produtivos podem ser negociados através da solução. A tecnologia proprietária da Membran-i é responsável por toda a análise, orientação e decisão de compras.

"Nós tivemos, não somente do usuário, mas também dos fornecedores, um positivo. Uma plataforma simplifica, ela muda sim a minha forma de trabalhar. Mas por outro lado eu também vejo benefícios na forma como eu consigo gerenciar uma cotação e posso obter meus ganhos e garantir o meu target", destaca Silvia Simon, gerente sênior de compras da Mercedes-Benz.

Daqui para frente, a executiva pretende expandir o uso da ferramenta a outros usuários. 

A Mercedes-Benz do Brasil produz caminhões e ônibus com unidades em São Bernardo do Campo, Campinas e tem campo de provas de veículos comerciais em Iracemápolis, em São Paulo, e Juiz de Fora, em Minas Gerais.

São mais de 10 mil funcionários e os veículos produzidos no Brasil são exportados para cerca de 50 países.

Fundada em 2018, a Membran-i transaciona R$ 75 milhões por ano em sua plataforma, que conta com mais de 50 clientes, entre eles EDP Brasil e Mercedes-Benz do Brasil.

Leia mais 6z23s

TRIMESTRE

Senior tem alta de 43% 631d4g

Há 1272 dias
COMPLETO

Acelen fecha mega projeto SAP 2x5c6n

Há 1278 dias
BOMBA

Wired mostra caos na Amazon 4w5dz

Há 1283 dias
BICHOS

Dzodan tem um unicórnio? 5m22m

Comprar Inscritos no YouTube: Os 7 melhores sites 4f1825

ESTÁGIOS

Meta lança índice de transformação digital 6f4p6f