
Giselle Tachinardi, diretora de crescimento e marketing do Merqueo Brasil. Foto: Divulgação
A Merqueo, empresa colombiana de entregas de compras de supermercado, anunciou o início das suas operações no Brasil com investimento de US$ 20 milhões ao longo do primeiro ano.
Segundo o site Mobile Time, o estágio inicial da operação é em São Paulo e região metropolitana. A empresa já cobre 60% da Grande São Paulo, inclusive em cidades como Barueri, Carapicuíba e Osasco, e a meta é expandir cada vez mais sua atuação.
A startup possui um modelo de negócio diferente das principais empresas de delivery presentes no país, como IFood e Rappi, pois não fecha parceria com as grandes redes de varejo.
Sua equipe negocia diretamente com fabricantes, indústria e produtor de hortifrúti e controla todas as camadas da operação, incluindo tecnologia proprietária, sistema de logística, entrega, depósito e dark stores.
“Com toda a estrutura sendo só nossa, conseguimos entregar os melhores preços", afirmou Giselle Tachinardi, diretora de crescimento e marketing do Merqueo Brasil, à publicação.
À frente da empresa no Brasil, a executiva tem mais de 20 anos de experiência e atuou durante três anos como diretora geral do OLX, tendo sido responsável por desenvolver o setor automotivo da plataforma, tornando o Autoshift líder no Brasil.
Ao todo, a Merqueo disponibiliza 4 mil produtos em seu site ou app e oferece três tipos de entrega: programada de acordo com a disponibilidade do cliente, em 60 minutos ou em 15 minutos.
Para expandir o delivery de última milha, a empresa estima ter sete dark stores em breve na cidade de São Paulo. Por enquanto, a empresa alugou um espaço de 4 mil m² na região da Vila Leopoldina, zona oeste da capital paulista, de onde sairão todas as entregas nesse estágio inicial.
Fundada na Colômbia em 2017, a empresa se firmou como uma das principais do setor e chegou a 1,6 mil empregados no último ano, quando expandiu para o México. Em 2020, a empresa cresceu sete vezes e recebeu o aporte de US$ 35 milhões
O Brasil é o terceiro mercado e o ponto-chave para a meta da empresa: tornar-se liderança na América Latina em seu segmento.
“Somos o maior supermercado on-line na Colômbia e não podíamos deixar de olhar para o Brasil se quisermos ser líderes na América Latina. Nosso plano de expansão para a região é forte e outras cidades estão no plano”, explicou Tachinardi ao Mobile Time.
De acordo com a executiva, o supermercado on-line no Brasil tem share de apenas 1% apesar da pandemia do novo coronavírus.