Mesmo diante de incertezas econômicas, os investidores globais retomaram o apetite por risco e estão dispostos a apostar especialmente em mercados emergentes.
É o que indica uma pesquisa do Merrill Lynch, realizada este mês junto a gestores de fundos globais.
Conforme o estudo, subiu de 0% em março para 22% em abril o percentual líquido de investidores interessados em comprar ações nas bolsas das nações em desenvolvimento.
A base do interesse, segundo a pesquisa, é a expectativa dos gestores na baixa de taxas de juros nestes países, além de seu foco em commoditties.
O levantamento do Bank of America Merrill Lynch destaca, ainda, que a intenção de investir em papéis de países emergentes contrasta com a percepção sobre a saúde da economia mundial.
Entre os entrevistados, 42% acreditam que o mundo enfrenta um crescimento abaixo das expectativas, enquanto o índice dos que creem num fortalecimento da economia mundial nos próximos 12 meses caiu de 58% em fevereiro para 27% em março.
China não anima...
A China, em especial, está desacreditada pelos gestores de fundos globais: 25% dos ouvidos para a pesquisa disseram esperar que a economia chinesa enfraqueça no próximo ano.
... Japão divide
Já quanto ao Japão a perspectiva fica meio a meio: abalado pela tragédia natural que assolou o país há cerca de um mês, o mercado japonês é acreditado como potencial de investimentos e crescimento econômico por 50% dos investidores entrevistados.
Os demais não acreditam na recuperação econômica do país em tão curto prazo.